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Pedagogia da terra e cultura de sustentabilidade

Autor(es): Gadotti, Moacir cv logo 1

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/1437

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; PEDAGOGIA; CIDADANIA; EDUCATION; PEDAGOGY; CITIZENSHIP


Descrição
O presente artigo pretende ser um desafio à reflexão sobre os grandes problemas que se colocam aos seres humanos nas sociedades actuais. As reflexões que se fazem têm, sobretudo, um carácter antropológico e ético. Antropológico, porque se trata de promover uma nova concepção de homem que, inserido no Cosmos, se questione sobre o sentido da vida, que, por sua vez, não está separado do sentido do Planeta; ético, porque os novos princípios reguladores da actividade humana terão de se basear num novo paradigma que tenha a Terra como fundamento e centro. A mudança de paradigma terá, por certo, implicações na Educação. A Pedagogia da Terra, ou Ecopedagogia, entendida como movimento pedagógico, como abordagem curricular e como movimento social e político, representa um projecto alternativo global que tem por finalidades, por um lado, promover a aprendizagem do sentido das coisas a partir da vida quotidiana e, por outro, a promoção de um novo modelo de civilização sustentável do ponto de vista ecológico.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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