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Estudos de caso revelam efeitos socio-pedagógicos de um programa de formação de...

Autor(es): André, Marli cv logo 1

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/1431

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; PEDAGOGIA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCATION; PEDAGOGY; TEACHERS EDUCATION


Descrição
O presente texto pretende mostrar o potencial dos estudos de caso para revelar mudanças em contextos escolares e em concepções e práticas de professores que participaram do PROFORMAÇÃO - Programa de Formação de Professores em Exercício. A primeira parte do texto descreve brevemente o Programa de Formação que se destina a certificar professores leigos em exercício nas escolas das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país. Na segunda parte são apresentados os procedimentos metodológicos utilizados na realização de seis estudos de caso, que incluíram visitas às salas de aula dos cursistas, entrevistas, análises de memoriais e aplicação de testes de desempenho. A terceira parte do texto discute os principais resultados do estudo avaliativo: mudanças em concepções e práticas pedagógicas dos professores, melhoria em suas habilidades de escrita e em sua auto estima, valorização da cultura local e das experiências dos alunos e efeitos positivos nas políticas locais e nos contextos escolares.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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