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A Educação em tempos de Globalização : Modernização e hibridismo nas políticas ...

Autor(es): Teodoro, António cv logo 1 ; Aníbal, Graça cv logo 2

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/1394

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; GLOBALIZAÇÃO; POLÍTICAS EDUCATIVAS; PORTUGAL; EDUCATION; GLOBALIZATION; EDUCATIONAL POLICIES


Descrição
O artigo pretende apresentar uma reflexão sobre as políticas educativas e os discursos que as justificam, num tempo de procura de integração de Portugal no espaço europeu após os anos sessenta do século XX e especialmente no quadro democrático do pós revolução de 1974, identificando uma relevância gradual no entendimento do papel primordial do sistema educativo no desenvolvimento económico. Defende que, especialmente a partir dos anos de 1980, e a partir de uma análise empírica das palavras - chave, se revela um carácter híbrido nos discursos dos responsáveis políticos que associa uma orientação construtivista numa perspectiva crítica com a apologia da eficácia do sistema entendida como necessária à produtividade económica. Considera-se a importância do contexto nacional e do sentido que as suas características conferem ao modelo globalizado de modernização para explicar por que a tendência homogeneizante da regulação internacional é mitigada por preocupações de cariz emancipatório.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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