Author(s):
Hamido, Gracinda; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
Date: 2012
Origin: Interacções
Subject(s): Dialogismo; Supervisão; Reflexividade; Desenvolvimento profissional.
Description
Pretende-se neste artigo organizar um contributo para a conceptualização dos processos de formação e desenvolvimento profissionais enquanto processos eminentemente dialógicos, sustentados na supervisão e na reflexividade investigativa na e a partir da prática. Elabora-se em primeiro lugar alguma explicitação do(s) ângulo(s) conceptuais em que nos posicionamos, a propósito do conceito de aprendizagem/ formação profissional, comportando dimensões individuais e colectivas/organizacionais em clara interdependência, e reconhecendo a relação íntima do conhecimento profissional e dos seus processos de construção com a praxis. Exploram-se, em seguida, os contornos epistemológicos e teóricos de alguns conceitos que se pressupõem centrais e clarificadores do carácter compósito e sistémico desses processos: Dialogismo, Intersubjectividade, Self dialógico, Identidade e Voz, Aprendizagem situada, Comunidade de prática e Participação. Procura-se, por fim, identificar algumas implicações do quadro de leitura proposto para a definição de modalidades relacionais e interactivas favoráveis ao desenvolvimento de processos de supervisão que, dos pontos de vista profissional e organizacional, se revelem equilibrados e eficazes.