Encontrados 8 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o sab...

Hamido, Gracinda; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

O presente número da revista Interacções, primeiro de dois volumes consecutivos que editaremos com o tema “Investigação e Prática profissional”, tem como objectivo reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, que possam trazer-nos evidências e discussões conceptuais, a partir de vário...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

(Dia)lógicas de formação: Contributo para a conceptualização de práticas superv...

Hamido, Gracinda; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

Pretende-se neste artigo organizar um contributo para a conceptualização dos processos de formação e desenvolvimento profissionais enquanto processos eminentemente dialógicos, sustentados na supervisão e na reflexividade investigativa na e a partir da prática. Elabora-se em primeiro lugar alguma explicitação do(s) ângulo(s) conceptuais em que nos posicionamos, a propósito do conceito de aprendizagem/ formação p...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o sab...

Hamido, Gracinda; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

O presente número da revista Interacções é o segundo de dois volumes consecutivos com o tema Investigação e Prática profissional, e tem como objectivo reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, que possam trazer-nos evidências e discussões conceptuais, a partir de vários campos de i...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Editorial - Desafios no ensino e na aprendizagem da matemática

Hamido, Gracinda; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

O presente número da revista Interacções, com o tema “Desafios no Ensino e na Aprendizagem da Matemática”, tem como finalidade proporcionar uma reflexão aprofundada, através de um conjunto de textos que apresentam e trazem a debate análises de dados empíricos, e respetivos quadros de referência teóricos, no âmbito de projetos de investigação recentes ou em curso. Nos diversos trabalhos que agora se apresentam, ...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimento

O presente número da revista Interacções, com o tema “A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico/interactivo”, tem como objectivo reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, acerca do papel das interacções/relações dialógicas na construção do conhecimento. Pretend...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimento II

Este é o segundo de um número duplo da revista Interacções, com o tema "A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico/interactivo". O objectivo deste número duplo é reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, acerca do papel das interacções/relações dialógicas na con...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

A escola, ecologia viva e reflexiva: o poder de mudar

É sobretudo centrados numa discussão dos traços identitários da Escola e dos conceitos de mudança, de inovação e de aprendizagem, que nos propomos analisar algumas implicações do papel da escola, enquanto organização, no acesso ao conhecimento e ao saber que é suposta promover. Este papel converte-a num elemento nuclear dos processos de mudança e inovação das sociedades, sendo certo, porém, que a obriga a desen...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Ética em educação: sentidos, razões e consequências

Hamido, Gracinda; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

A presente edição da revista Interacções congrega trabalhos que se debruçam sobre dimensões e leituras diversas da Ética enquanto requisito, elemento processual e produto educacional. No conjunto dos treze trabalhos aqui apresentados, podemos identificar campos de estudo e referenciais conceptuais diversos, convergindo na análise de um mesmo fenómeno, a Ética na Educação. Os sentidos que ela assume surgem confi...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

8 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor









Data


Tipo de Documento


Recurso


Assunto












    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia