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Promover competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos ...

Autor(es): Piscalho, Isabel; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém cv logo 1 ; Veiga Simão, Ana Margarida; Faculdade de Psicologia – Universidade de Lisboa cv logo 2

Data: 2014

Origem: Interacções

Assunto(s): Autorregulação da aprendizagem; Educação pré-escolar; Ensino básico; Continuidade educativa; Desenvolvimento profissional.


Descrição
Promover precocemente competências de autorregulação da aprendizagem com vista ao desenvolvimento da autonomia é considerado fundamental no processo escolar e de formação ao longo da vida. Neste artigo, apresentam-se alguns fundamentos teóricos e perspetivas de 23 investigadores (psicologia da educação e/ou educação na área do desenvolvimento curricular), 5 educadores de infância e 7 professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre as abordagens educativas necessárias ao desenvolvimento de competências autorregulatórias nas crianças, em contexto da educação pré-escolar e do ensino básico. Serão apresentadas perspetivas dos entrevistados sobre: possibilidades da promoção da autorregulação da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos, o papel dos docentes na promoção de competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos 7 anos, as práticas educativas consideradas promotoras das competências autorregulatórias da aprendizagem nesta faixa etária e de que forma pode ser desenvolvida nos docentes uma consciencialização no sentido de promover competências autorregulatórias nas crianças dos 5 aos 7 anos. A utilização de instrumentos de apoio à prática pedagógica, parece ser a forma eleita pelos participantes do estudo como promotora de competências autorregulatórias junto de crianças em fase de transição escolar.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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