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Promover competências autorregulatórias da aprendizagem nas crianças dos 5 aos ...

Piscalho, Isabel; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

Promover precocemente competências de autorregulação da aprendizagem com vista ao desenvolvimento da autonomia é considerado fundamental no processo escolar e de formação ao longo da vida. Neste artigo, apresentam-se alguns fundamentos teóricos e perspetivas de 23 investigadores (psicologia da educação e/ou educação na área do desenvolvimento curricular), 5 educadores de infância e 7 professores do 1.º ciclo do...

Data: 2014   |   Origem: Interacções

Educação para a sexualidade: as representações sociais das educadoras de infância

Monteiro, Nádia; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

Este artigo reporta-se a um estudo que teve como objectivo investigar quais as representações sociais dos educadores de infância sobre a educação para a sexualidade na educação pré-escolar, especificamente nas seguintes dimensões: fontes de informação, informação, crenças, atitudes e intenções comportamentais. Metodologicamente, tratou-se de um estudo quantitativo e descritivo em que foi aplicado um questionári...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

O processo de elaboração e implementação de regras no jardim-de-infância

Montês, Ana Rita; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

Este artigo aborda um estudo que teve como principais objectivos perceber se e como são promovidas as regras no jardim-de-infância, conhecer a importância que estas assumem neste contexto e conhecer as percepções do educador de infância sobre o seu papel na implementação e elaboração destas, bem como as dificuldades sentidas nesse processo. Foram entrevistadas quatro educadoras de infância e, através dos result...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

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