Detalhes do Documento

O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores ...

Autor(es): Ponte, João Pedro da; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa cv logo 1

Data: 2012

Origem: Interacções

Assunto(s): Programa de Matemática; Ensino básico; Desenvolvimento curricular; Mudança curricular; Formação de Professores.


Descrição
Este artigo analisa as ideias-chave do novo Programa de Matemática do ensino básico (sentido de número, sentido espacial, pensamento algébrico, literacia estatística e capacidades transversais) e mostra como podem concretizar-se na sala de aula de modo a propiciar novas práticas de ensino e de aprendizagem. Para isso, destaca a natureza das tarefas a propor e o tipo de comunicação a realizar na aula, substituindo o paradigma de ensino expositivo por um paradigma de ensino‑aprendizagem exploratório. Debruça-se, igualmente, sobre as condições necessárias para o sucesso do processo de implementação, dando especial atenção aos materiais de apoio, à formação dos professores e à organização dos professores nos agrupamentos e escolas. Conclui, apontando as oportunidades de mudança proporcionadas por este programa e indicando que o seu sucesso dependerá acima de tudo do protagonismo que os professores vierem a assumir na respectiva implementação.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia