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O papel do contexto nas tarefas matemáticas

Ponte, João Pedro da; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Neste artigo, tendo por base a noção de modelo matemático, analisamos o papel do contexto nas tarefas matemáticas. Entendemos como contexto o universo experiencial associado a cada tarefa, que pode remeter para um campo da vida quotidiana em que o aluno tem maior ou menor experiência pessoal, ou remeter para o universo matemático. Começamos por apresentar diferentes abordagens sobre o papel do contexto nas tare...

Data: 2013   |   Origem: Interacções

O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores ...

Ponte, João Pedro da; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Este artigo analisa as ideias-chave do novo Programa de Matemática do ensino básico (sentido de número, sentido espacial, pensamento algébrico, literacia estatística e capacidades transversais) e mostra como podem concretizar-se na sala de aula de modo a propiciar novas práticas de ensino e de aprendizagem. Para isso, destaca a natureza das tarefas a propor e o tipo de comunicação a realizar na aula, substituin...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Compreensão dos números racionais, comparação e ordenação: o caso de Leonor

Quaresma, Marisa; Escola Básica José Saramago, Poceirão, Palmela; Unidade de Investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Este artigo tem como objectivo perceber de que modo o trabalho numa unidade de ensino com uma abordagem de cunho exploratório, em consonância com o novo programa de Matemática, que valoriza as diferentes representações de número racional, nos diferentes significados, pode contribuir para a compreensão, em alunos do 5.º ano, dos números racionais e das noções de ordenação e comparação. Segue uma abordagem qualit...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Proporcionalidade directa no 6.º ano de escolaridade: uma abordagem exploratória

Silvestre, Ana Isabel; Escola Básica 2,3 Gaspar Correia, Portela; Unidade de Investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Este artigo apresenta uma unidade de ensino sobre a proporcionalidade directa e descreve a sua realização em duas turmas do 6.º ano de escolaridade. A unidade de ensino, de cunho exploratório, está de acordo com as orientações do atual programa de Matemática do ensino básico. O seu objectivo é desenvolver o raciocínio proporcional dos alunos, encarado como a capacidade para distinguir relações de proporcionalid...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

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