Detalhes do Documento

Modelo de tutoria: construção dialógica de sentido(s)

Autor(es): Azevedo, Nair Rios; Fundação LIGA cv logo 1 ; Nascimento, Ana Teresa Brito; Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich cv logo 2

Data: 2012

Origem: Interacções

Assunto(s): Cultura organizacional; Construção dialógica do conhecimento; Modelo tutorial.


Descrição
O nosso objectivo é evidenciar o percurso conceptual e metodológico de concepção e desenvolvimento de um modelo de funcionamento, formação e investigação centrado na figura de tutor, no âmbito da Fundação LIGA. Esta organização dirige-se a uma população alargada, em múltiplas e diferenciadas situações de carência social, muitas portadoras de deficiência, mas todas consideradas pessoas (corpo e singularidade individual e coexistência social), conceito forte e fundador da actividade da instituição. Se o critério conceptual e funcional da LIGA é a centralidade da pessoa, isso significa que toda a acção se deve nortear pela partilha do projecto pessoal de sentido de todos com quem trabalha. Justifica-se a adopção de um modelo de tutoria na medida em que se acredita que este é capaz de potenciar as capacidades, escolhas e decisões que vão concretizando o projecto de vida de cada um. Questionamos, então, as fronteiras conceptuais do conceito de “tutor”. O tutor, como figura modelar – reflexo do modelo da instituição – deverá ser descrito e entendido através da análise de um conjunto de competências relacionais e técnicas que ecoam na organização, sistematizando-as e dando-lhes forma, de modo a potenciar a sua realização em todos os programas e por todos os seus membros. A questão que se impõe é saber quais são essas competências, evidenciá-las, procurando que sejam consciencializadas e assumidas por todos. Descrevemos neste artigo o processo utilizado na organização, para a concepção e implementação de uma prática centrada na figura do tutor. É da procura de novos caminhos, novas estratégias que se trata, e, fundamentalmente de construção de conhecimento.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia