Detalhes do Documento

Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridade

Autor(es): Grácio, Maria Luísa Fonseca; Departamento de Psicologia da Universidade de Évora cv logo 1 ; Chaleta, Maria Elisa Rolo; Universidade de Évora cv logo 2 ; Rosário, Pedro; Universidade do Minho cv logo 3

Data: 2012

Origem: Interacções

Assunto(s): Fenomenografia; Aprendizagem; Concepções de Aprendizagem.


Descrição
Este estudo identifica concepções de aprendizagem de estudantes explorando eventuais diferenças desenvolvimentais e relacionadas com diferentes experiências de aprendizagem ao longo de etapas educativas fulcrais do sistema educativo português. A investigação foi realizada numa perspectiva fenomenográfica com 48 estudantes pertencentes ao 9.º ano, 12-º ano e 4.º ano de cursos de licenciatura universitária sobre concepções de aprendizagem. Exploraram-se concepções sobre o que é aprender e diversas dimensões do fenómeno aprendizagem nomeadamente no que diz respeito à função da aprendizagem e ao que é preciso para se aprender. Os dados foram obtidos através de entrevistas gravadas, transcritas integralmente e sujeitas a análise de conteúdo (Grácio, 2002). Foram identificadas não só concepções anteriormente referenciadas na literatura como também novas concepções sobre a aprendizagem. Os dados serão analisados e discutidas implicações educativas.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia