Detalhes do Documento

O PAPEL DO CINEMA NA FORMAÇÃO DA IMAGEM DE DESTINOS TURÍSTICOS

Autor(es): Araújo, Arthur Filipe Barbosa de; ESGHT/Universidade do Algarve cv logo 1 ; Loureiro, Sandra Maria Correia cv logo 2

Data: 2013

Origem: Tourism & Management Studies

Assunto(s): ; Cinema, imagem de destinos turísticos, marketing de destinos; ; Cinema, tourist destination image, destination marketing


Descrição
É amplamente reconhecido na literatura que a imagem dos destinos turísticos é produto de todas as experiências do indivíduo, estando sujeita a influências de uma série de fontes de informações O cinema representa uma destas fontes, e enquanto agentes autónomos, ou seja, teoricamente não associados a interesses do mercado turístico, transmitem informações que são percebidas como mais credíveis que a publicidade convencional. Desta forma, o cinema age diretamente sobre a imagem orgânica, criando e perpetuando associações no imaginário coletivo sobre os lugares que retrata. O presente artigo visa realizar um levantamento bibliográfico sobre a influência dos filmes na imagem dos destinos turísticos, contextualizando o papel do cinema no processo de formação desta, bem como os processos cognitivos e psicológicos envolvidos. Tourism literature widely acknowledges that images of tourist destinations are a product of all the experiences of an individual, being influenced by a series of information sources. The movies figure amongst this sources, and as an autonomous information agent, which in theory are not associated with the tourist market interests, they transmit information that is perceived as more reliable than conventional publicity. Thus, cinema acts directly on the organic image, creating and perpetuating associations about the places it depicts on the collective imagery. The present article aims to provide a bibliographical state of the art about the influence of films on the tourist destinations’ image, contextualizing the cinema on it’s formation process, as well as the cognitive and phsycological processes involved.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) ;
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia