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Para além da superfície visual: os anúncios publicitários vistos à luz da semió...

Autor(es): Mota-Ribeiro, Silvana cv logo 1 ; Coelho, Zara Pinto cv logo 2

Data: 2012

Origem: Comunicação e Sociedade

Assunto(s): semiótica social visual; gramática visual; imagens publicitárias


Descrição
Na sequência de investigações anteriores, centradas em imagens publicitáriasde revistas femininas, pretendemos neste trabalho apresentar a grelha de análisevisual que construímos a partir da gramática visual de Kress e van Leeuwen (1996) emostrar que a descrição detalhada e sistemática dos recursos visuais que ela possibilitaé relevante para reconstruirmos os conhecimento ou discursos subjacentes às imagens.Destacamos em particular o caso dos discursos da heterossexualidade usados neste tipode imagens que permite revelar e expor as contradições da ideologia sexista, e os seusmodos de actuação “cada vez mais subtis” (Lazar, 2005: 1).
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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