Document details

Espaço, media e experiência. Na era do espaço virtual e do tempo real

Author(s): Cruz, Maria Teresa cv logo 1

Date: 2012

Origin: Comunicação e Sociedade

Subject(s): Media; espaço; tempo; experiência; experimentação


Description
As transformações da experiência, que a modernidade pensava fundamentalmente no tempo (como história, revolução e progresso), pensa-as a contemporaneidade numa relação intrínseca com o espaço. Na sociedade e na cultura em que as tecnologias da informação se tornam numa mediação generalizada da experiência, crescem de facto as alusões a uma relação fundamental com o espaço (mundialização, globalização, espaço virtual, telepresença). Esta reflexão interrogará a relação entre espaço, experiência e mediação, que encontra na nossa cultura outros momentos de grande significação histórica e cultural, como foram os da invenção da escrita ou ainda da perspectiva, que são também, a seu modo, reinvenções do espaço e agentes de uma espacialização da cultura. Mas nunca como hoje esse movimento fez vacilar de igual modo a nossa ideia de experiência e de realidade.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU