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Actividades práticas nos manuais escolares de Ciências Naturais do 8º ano de es...

Author(s): Pires, E. R. cv logo 1 ; Gomes, C. R. cv logo 2

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/14255

Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Subject(s): Manuais escolares; Actividades práticas; Sustentabilidade; Gestão sustentável dos recursos


Description
O Currículo Nacional do Ensino Básico e as Orientações Curriculares de Ciências Físicas e Naturais (OCCFN) para o 3.º Ciclo identificam as perspectivas de educação para o desenvolvimento sustentável. Este estudo pretendeu analisar, em 5 manuais do 8.º ano de escolaridade, se estes integram propostas de actividades práticas no sentido das OCCFN e que visem promover a educação para a sustentabilidade, no sub-tema “Gestão Sustentável dos Recursos”. Foi possível concluir que existe uma diversidade acentuada, em especial, relativamente ao número de actividades sugeridas em cada manual, e que estas nem sempre estão de acordo com as actividades propostas nas OCCFN. The National Curriculum of Basic Education as well as the Curricular Guidelines for Physical and Natural Sciences for the third cycle show educational perspectives for sustainable management. This study intended to analyze whether the schoolbooks selected include practical activities according to the Physical and Natural Sciences Curricular Guidelines that intend to promote an education for sustainability. The sub-topic “sustainable management of resources”, in five 8th Grade schoolbooks, was analyzed. The analysis of the data led to the conclusion that there is a great diversity, mainly in what concerns the number of practical activities suggested in each book, and they do not follow the activities suggested by the Curricular Guidelines. Comunicação apresentada ao VIII Congresso Nacional de Geologia, em Braga (9-16 de Julho 2010)
Document Type Conference Object
Language Portuguese
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