Author(s):
Carvalho, Alexandra Maria Duarte Marques
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/13817
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): Aprendizagem - 3º ciclo do ensino básico; Ensino da física - terra no espaço; Ensino e aprendizagem; Representação de conceitos através da escrita
Description
Tendo em conta um ensino com a finalidade de conseguir que os alunos aprendam
cientificamente correcto, transformando as suas pré-concepções que nem sempre estão de
acordo com o conhecimento científico em concepções cientificamente aceites, foram
desenvolvidos dois trabalhos de investigação aplicados a alunos do 7.ºano de escolaridade,
onde, com base numa análise das concepções prévias mais comuns nos alunos sobre os
conceitos estudados se aplicaram diferentes estratégias de ensino.
A primeira investigação pretendeu verificar qual a influência que a prática de levar um
grupo de alunos a elaborar pequenas respostas por escrito a questões colocadas em sala de aula
e em casa, relacionadas com os conteúdos acabados de ser leccionados, promove a
compreensão de conceitos fundamentais na aprendizagem da Física. A análise desta
investigação permitiu concluir que existiu uma evolução conceptual e uma capacidade de
produção escrita mais significativa neste grupo de alunos. Destaca-se, então, a importância de
criar na escola contextos de comunicação, onde se inserem projectos de escrita e onde a
produção, pelos alunos, de escrita intencional e intercedida, se torne uma prática funcional e
significativa na sua aprendizagem.
Na segunda investigação um grupo de alunos realizou actividades laboratoriais
participando de forma activa na sua realização, enquanto o outro grupo apenas assistiu às
actividades laboratoriais realizadas pela professora. Pretendeu-se, assim, verificar qual a
influência que a realização de actividades laboratoriais, pelo aluno, possa ter na aquisição e
construção do seu conhecimento. Neste contexto, foi possível constatar que existiu uma
evolução conceptual mais significativa no grupo de alunos que efectuam as actividades
experimentais. Esta evolução está relacionada com a importância que reveste a realização de
actividades laboratoriais por parte dos alunos, estes encaram e interiorizam as concepções
teóricas de uma forma mais clara e objectiva, situação que não ocorre quando essa
aprendizagem é feita observando a realização dessas actividades por parte do professor.
PALAVRAS-CHAVE: pré-concepções, comunicação escrita, actividades laboratoriais,
Terra no Espaço, Transformações Físicas e Químicas, mudança conceptual.