Document details

Efeito de prática diferenciada (com e sem oposição) na aprendizagem de uma tare...

Author(s): Amaro, Nuno cv logo 1 ; Leal, Ana cv logo 2 ; André, Andreia cv logo 3 ; Matos, Rui cv logo 4 ; Morouço, Pedro cv logo 5

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/968

Origin: IC-online

Subject(s): Largar e pontapear sem ressalto; Aprendizagem motora; Organização da prática; Transfer de aprendizagem


Description
O objetivo do presente estudo foi verificar se a prática diferenciada (com e sem oposição) influencia a aprendizagem e/ou retenção de uma tarefa de largar e pontapear uma bola, em precisão. Para a realização deste estudo, 15 crianças com 10.9 ± 0.5 anos de idade, foram divididas em dois grupos homogéneos, relativamente aos resultados obtidos na avaliação inicial. Posteriormente, cada grupo realizou treino de Tripela com, ou sem oposição. Os resultados, apesar de não obtidas diferenças estatisticamente significativas, demonstraram uma tendência de melhoria na performance (desvio ao alvo) do grupo que treinou com oposição, quer para a fase de aquisição, quer de retenção.
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU