Detalhes do Documento

Efeito de prática diferenciada (com e sem oposição) na aprendizagem de uma tare...

Autor(es): Amaro, Nuno cv logo 1 ; Leal, Ana cv logo 2 ; André, Andreia cv logo 3 ; Matos, Rui cv logo 4 ; Morouço, Pedro cv logo 5

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/968

Origem: IC-online

Assunto(s): Largar e pontapear sem ressalto; Aprendizagem motora; Organização da prática; Transfer de aprendizagem


Descrição
O objetivo do presente estudo foi verificar se a prática diferenciada (com e sem oposição) influencia a aprendizagem e/ou retenção de uma tarefa de largar e pontapear uma bola, em precisão. Para a realização deste estudo, 15 crianças com 10.9 ± 0.5 anos de idade, foram divididas em dois grupos homogéneos, relativamente aos resultados obtidos na avaliação inicial. Posteriormente, cada grupo realizou treino de Tripela com, ou sem oposição. Os resultados, apesar de não obtidas diferenças estatisticamente significativas, demonstraram uma tendência de melhoria na performance (desvio ao alvo) do grupo que treinou com oposição, quer para a fase de aquisição, quer de retenção.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia