Document details

O perfil formativo-profissional do(a) educador(a) social : uma experiência de i...

Author(s): Canastra, Fernando Augusto Coelho cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/347

Origin: IC-online

Subject(s): Enfoque biográfico-narrativo; Educação social; Perfil formativo-profissional; Autoformação experiencial; Sujeito-ético


Description
O presente artigo tem como propósito apresentar uma experiência de investigação empírica , a partir da exploração do enfoque Biográfico-Narrativo (Bolívar, et alii, 2001). Com este tipo de metodologia procura-se realçar o papel da produção científica, tendo como olhar privilegiado a experiência singular dos actores (sociais ou profissionais). O foco de interesse, deste novo tipo de abordagem investigativa, centra-se na co-construção de significados, recorrendo às narrativas experienciais dos próprios actores (sociais e/ou profissionais). Nesta perspectiva, o papel do investigador visa dar voz aos “práticos” mediante a convocação de uma “postura dialógica”, favorável à co-construção do sentido produzido em torno de uma experiência singular. O estudo, que foi objecto desta experiência de investigação, teve como principal intuito realçar o modo subjectivo como um grupo de futuros profissionais de Educação Social foi dando sentido ao processo de (re)configuração do seu perfil formativo-profissional, a partir da (re)significação da sua experiência singular, tendo como estratégia privilegiada a dinâmica de “retroacção reflexiva” em torno, quer das suas “temporalidades subjectivas”, quer das suas “transacções simbólicas” (Autès, 1999; Dubet, 2002; Josso, 2002; Pineau, 2000). Este artigo está organizado em três secções. Numa primeira secção, aborda-se a perspectiva a partir da qual construímos no nosso quadro teórico. Numa segunda secção, destacam-se alguns dos elementos que caracterizam o tipo de metodologia adoptada nesta experiência de investigação. Finalmente, numa terceira secção, evidenciam-se alguns dos resultados mais significativos deste estudo.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU