Encontrados 8 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Sucesso académico e satisfação dos estudantes finalistas do Instituto Politécni...

Ferreira, José Brites; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Canastra, Fernando Augusto Coelho; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Abreu, Maria Odília

A presente proposta pretende dar a conhecer o estudo que temos vindo a desenvolver no NIDE do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), o qual tem como objectivo principal conhecer os índices de satisfação dos estudantes finalistas do IPL com esta instituição e sua relação com o sucesso académico. Iniciaremos a apresentação com um resumo da revisão da literatura sobre os factores associados ao sucesso no ensino su...

Data: 2010   |   Origem: IC-online

(In)sucesso académico no ensino superior : factores e estratégias de intervenção

Brites, J. F.; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Canastra, Fernando Augusto Coelho; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Abreu, Maria Odília

O tema do (in)sucesso académico no Ensino Superior (ES) tem sido debatido por estudantes, docentes, instituições de ES, governo e pela sociedade em geral com perspectivas diversas mas com preocupações comuns: o insucesso como um problema mas também como causa de outras realidades igualmente preocupantes (e.g.: abandono escolar no ensino superior, número de anos para terminar um curso, satisfação individual com ...

Data: 2010   |   Origem: IC-online

O papel do educador social no quadro das novas mediações socioeducativas

Canastra, Fernando Augusto Coelho; Malheiro, Manuela

O declínio do “programa institucional” (Dubet, 2002), entre outras implicações, coloca-nos perante a necessidade de perspectivar o fenómeno educativo a partir de novos significados e de novos contextos. Importa, por isso, re-situar a actividade educativa a partir do seu sentido social e comunitário. A educação social inscreve-se no movimento da“educação ao longo da vida” e no contexto das “cidades educadoras”. ...

Data: 2009   |   Origem: IC-online

O perfil formativo-profissional do(a) educador(a) social : uma experiência de i...

Canastra, Fernando Augusto Coelho

O presente artigo tem como propósito apresentar uma experiência de investigação empírica , a partir da exploração do enfoque Biográfico-Narrativo (Bolívar, et alii, 2001). Com este tipo de metodologia procura-se realçar o papel da produção científica, tendo como olhar privilegiado a experiência singular dos actores (sociais ou profissionais). O foco de interesse, deste novo tipo de abordagem investigativa, cent...

Data: 2009   |   Origem: IC-online

O perfil profissional do educador especializado (social) : uma leitura sócio-hi...

Canastra, Fernando Augusto Coelho; Malheiro, Manuela

Data: 2008   |   Origem: IC-online

O perfil do formativo-profissional do educador social

Canastra, Fernando Augusto Coelho

Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Educação Pessoal, Social e Comunitária apresentada à Universidade Aberta ; O presente estudo visa compreender a forma como um grupo de Sujeitos de investigação tende a (re)apropriar-se do sentido que foi dando ao seu perfil formativo-profissional, tendo como dinâmica autoformativa as suas narrativas experienciais. Neste sentido, opta-se, do ponto...


O perfil formativo-profissional do educador social : um estudo a partir das nar...

Canastra, Fernando Augusto Coelho

Tese apresentada à Universidade Aberta para obtenção do grau de Doutor no domínio das Ciências da Educação, especialidade Educação Pessoal, Social e Comunitária. ; O presente estudo visa compreender a forma como um grupo de Sujeitos de investigação tende a (re)apropriar-se do sentido que foi dando ao seu perfil formativo-profissional, tendo como dinâmica autoformativa as suas narrativas experienciais. Neste se...

Data: 2007   |   Origem: IC-online

Educação em valores : a emergência do sujeito ético? Uma abordagem narrativa da...

Canastra, Fernando Augusto Coelho

A problemática da Educação em Valores, no contexto do ensino público, inscreve¬-se num debate "controverso", uma vez que articula um conjunto de questões para as quais não existe nem uma resposta única, nem tão pouco um consenso desejável. Assim, num primeiro momento, a reflexão centra-se nas "aporias" em torno da definição ambígua de: "educação em valores". Num segundo momento, procura-se inscrever o debate co...

Data: 2005   |   Origem: IC-online

8 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor








Data






Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia