Autor(es):
Canastra, Fernando Augusto Coelho
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/344
Origem: IC-online
Descrição
Tese apresentada à Universidade Aberta para obtenção do grau de Doutor no
domínio das Ciências da
Educação, especialidade Educação
Pessoal, Social e Comunitária. O presente estudo visa compreender a forma como um grupo de
Sujeitos de investigação tende a (re)apropriar-se do sentido que foi
dando ao seu perfil formativo-profissional, tendo como dinâmica
autoformativa as suas narrativas experienciais. Neste sentido, opta-se,
do ponto de vista metodológico, por convocar uma abordagem
hermenêutica, traduzida e concretizada numa metodologia tipo
Biográfico-Narrativa. Partindo de um quadro teórico que procura
sustentar alguns dos conceitos mobilizados no âmbito desta
investigação, elegeu-se o Modelo Dialógico como modelo de análise dos
dados recolhidos empiricamente. Este modelo revelou-se inovador, uma
vez que nos permitiu dar conta da complexidade a partir da qual se
inscrevem as principais implicações teórico-práticas deste estudo.
Convocando os principais resultados apresentados, analisados e
interpretados, realçamos os seguintes: (a) o processo de construção do
perfil formativo-profissional tende estar associado ao tipo de implicação
pessoal e ao investimento subjectivo que cada Sujeito de investigação
convocou, tendo como dinâmica autoformativa a mobilização de uma
postura de retroacção reflexiva em torno da sua experiência singular; (b)
esta dinâmica de autoformação, combinada e articulada no contexto de um movimento ternário, parece constituir-se como condição
determinante do sentido de que se revestem os processos de
profissionalização. O principal contributo, que este estudo tende a
evidenciar, está relacionado com a existência de uma dinâmica
compósita que cada Sujeito de investigação organiza, combina e
reactualiza de forma pessoal: as Disposições Pessoais, as Transacções
Simbólicas e as Ressonâncias Reflexivas.