Document details

Parentalidade nos primeiros três anos da criança : stress e coping auto relatad...

Author(s): Lopes, Maria Saudade Oliveira Custódio cv logo 1 ; Lopes, Filipa O. C. F. cv logo 2 ; Catarino, Helena cv logo 3 ; Dixe, Maria dos Anjos cv logo 4

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/310

Origin: IC-online

Subject(s): Relações pais-filho; Stress; Estratégias de coping


Description
Comunicação apresentada no XVII Congresso Internacional INFAD que decorreu em Zamora em 2010. Introdução e objectivo: A parentalidade envolve acontecimentos stressantes que exigem suporte pelo que se objectiva descrever situações de stress sentidas pelos cuidadores na educação da criança e o tipo de coping adoptado. Método: Estudo descritivo constituído por amostra acidental de 106 pais de crianças até 3 anos de idade. A informação recolhida por questionário foi analisada e agrupada em categorias. Resultados: Pelo menos uma situação de stress foi mencionada por 70% dos pais. As situações mais mencionadas pelas mães referiram-se a problemas de saúde da criança à resposta a necessidades básicas da criança, ao choro e ao comportamento da criança; e pelos pais à resposta a necessidades básicas da criança e ao choro da criança. As situações difíceis foram, com diferenças estatisticamente significativas, mais relatadas nos factores relacionados com a criança pelos cuidadores com filhos dois ou mais filhos (U=506,000; p=0,016). A maioria dos cuidadores respondeu ao problema procurando apoio, mas houve estratégias centradas na emoção e ausência de estratégias. Conclusões: Os resultados evidenciam áreas de necessidade de intervenção no apoio aos pais para uma parentalidade positiva.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU