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Escala de competências de estudo: resultados de um estudo de validação no Insti...

Autor(es): Seco, Graça Maria dos Santos Batista cv logo 1 ; Almeida, Leandro S. cv logo 2 ; Alves, Sandra cv logo 3 ; Pereira, Patricia cv logo 4 ; Filipe, Luís cv logo 5

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/304

Origem: IC-online

Assunto(s): Escalas de competência de estudo; Estudo de validação


Descrição
Descreve-se um estudo exploratório de construção e validação de uma escala voltada para a avaliação das competências de estudo e abordagens à aprendizagem por parte de alunos do Ensino Superior Politécnico. Uma amostra de 264 alunos foi considerada neste estudo, tendo-se recorrido à Escala de Competências de Estudo (ECE – Almeida & Joly, em preparação). Os resultados, longe de confirmarem as dimensões iniciais propostas pelos autores, parecem identificar duas formas de auto-regulação nos alunos: uma mais centrada nos comportamentos e condutas quotidianas (organização do estudo) e outra mais dirigida por aspectos motivacionais e cognitivos. São apresentados os resultados centrados na delimitação das duas dimensões, assim como a sua associação a níveis de rendimento escolar (disciplinas em atraso e médias obtidas) e diferenciação segundo o género, idade e tipo de curso frequentado pelos alunos. As correlações com o rendimento são mais elevadas tomando a dimensão mais comportamental da autoregulação, sendo que as alunas apresentam médias mais elevadas nas duas dimensões e os alunos mais velhos apresentam níveis mais elevados de auto-regulação em termos motivacionais e cognitivos.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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