Description
As pesquisas em estratégia têm evoluído substancialmente nos últimos 50 anos na tentativa de explicar as origens da vantagem competitiva. O caráter evolucionário e complementar dos estudos realizados resultou em diferentes escolas e abordagens. Dentre as diversas escolas teóricas nos concentraremos neste trabalho na perspectiva Resource-Based View of the Firm – “RBV” que emergiu a partir da década de 80. Embora esta vertente seja uma das perspectivas contemporâneas mais utilizadas para as pesquisas de conteúdo estratégico segundo Foss (1998), há ainda uma carência de estudos que especifiquem quais são os recursos organizacionais com caráter estratégico e de que forma estes recursos influenciam o desempenho competitivo. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é identificar dimensões para análise e dimensionamento dos recursos estratégicos. A pesquisa de caráter descritivo e exploratório foi desenvolvida por meio de uma extensa pesquisa bibliográfica seguida por um estudo multicasos. A partir da análise qualitativa e longitudinal dos casos selecionados, foi possível identificar que recursos comuns foram determinantes para o sucesso das empresas estudadas, destacando-se quatro dimensões a que designamos de pilares da estratégia: líder e equipe executiva, foco estratégico, aposta para o futuro e sustentação pelos recursos.