Much theory and research that seeks to explain why and how technology transfers occur within multinational enterprises (MNEs) actually addresses the question of how these transfers occur among cooperative subsidiaries, and relies on the assumption of inter-subsidiary cooperation. However, subsidiaries do not always cooperate. We suggest that the success of technology transfer among subsidiaries depends on the e...
As pesquisas em estratégia têm evoluído substancialmente nos últimos 50 anos na tentativa de explicar as origens da vantagem competitiva. O caráter evolucionário e complementar dos estudos realizados resultou em diferentes escolas e abordagens. Dentre as diversas escolas teóricas nos concentraremos neste trabalho na perspectiva Resource-Based View of the Firm – “RBV” que emergiu a partir da década de 80. Embora...
O objetivo do presente trabalho foi verificar a contribuição brasileira nos estudos de estratégia o enfoque na RESOURCE-BASED VIEW – RBV. O estudo visou expor e analisar a evolução da pesquisa em RBV no Brasil, a partir dos trabalhos selecionados e apresentados no ENANPAD. No levantamento preliminar para a análise dos artigos, considerando 10 anos de ENANPAD (1997 – 2006), foram selecionados 57 artigos. A ident...
Estudantes de doutorado e pesquisadores em todo o mundo enfrentam o connundrum do publish or perish. A generalidade dos países ocidentais tem ou está a implementar sistemas de avaliação dos professores-pesquisadores e invariavelmente focam a sua produtividade medida pelos artigos publicados em revistas académicas reputadas. No entanto, publicar nestas revistas está a tornar-se progressivamente mais difícil, o p...
Este estudo visa auxiliar na compreensão do papel das redes de relacionamento na geração de conhecimento e de inovação nas incubadoras. Trata-se uma pesquisa teórica, que parte da compreensão da situação atual de estudos e pesquisas sobre incubadoras e discute a importância da gestão do conhecimento e das redes de relacionamentos na inovação dos diferentes tipos de incubadoras. Como resultados, podemos inferir ...
A longevidade empresarial é um assunto central em estratégia empresarial. As empresas de maior longevidade são as que superaram a tendência para a inércia e para se concentrarem na replicação do que sempre fizeram e conseguem operar mudanças estratégicas profundas. Estas mudanças podem incluir a reconfiguração da sua carteira de competências e negócios e a passagem de testemunho para uma gestão profissional. Fa...
Neste trabalho analisamos como a responsabilidade social e ambiental se inserem na estratégia da Cocamar – Cooperativa Agroindustrial de Maringá. O estudo do caso é apoiado em dados primários e secundários, em particular em entrevistas com os colaboradores da Cocamar diretamente envolvidos nos programas de responsabilidade social e ambiental. Ilustramos as mudanças organizacionais e dos valores culturais da coo...
Este trabalho apresenta um estudo exploratório sobre o marketing nas universidades privadas e comunitárias brasileiras. Analisa o cenário competitivo do ensino superior brasileiro, para demonstrar que a utilização de estratégias de marketing é um fator crítico de sucesso para essas organizações. As barreiras contra o marketing nas universidades necessitam cair para fazer face a rápida mudança no ambiente compet...
Este artigo propõe uma metodologia de participação da comunidade de gestores universitários e stakeholders para validação das questões e determinação das estratégias no processo de Planejamento Estratégico em IES comunitária. Propõe-se um mecanismo de participação que considera uma visão sistêmica e evolutiva na proposição, estruturação e no processo de operacionalização do planejamento estratégico, preservando...
As Instituições de Ensino Superior (IES), percebendo o acirramento da concorrência, reconhecem a importância de repensar sua forma de gestão, buscando uma visão mais competitiva e continuada. Assim, com o objetivo de contribuir para a gestão estratégica dessas instituições, especificamente as pertencentes ao sistema ACAFE, foi utilizada neste estudo a ferramenta de gestão Balanced Scorecard (BSC). Algumas etapa...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |