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9º Ano: E Agora? Um Olhar Sociológico sobre o Processo de Decisão à Saída do E...

Autor(es): Faria, Susana cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/197

Origem: IC-online

Assunto(s): Projecto vocacional; Construção identitária; Envolvimento familiar; Educação Intercultural


Descrição
Comunicação apresentada no dia 27 de Junho de 2008 no VI Congresso Português de Sociologia, no grupo de trabalho - Sociologia e Aprendizagens sociais. As actas do encontro foram publicadas em CD e disponibilizadas on.line no site da APS. O presente artigo incide sobre o momento em que os jovens são levados a escolher uma área de estudos, que lhes dará (ou não) acesso a um curso superior e/ou a uma profissão. Esta escolha é perspectivada como o primeiro passo formal no processo de construção de um projecto vocacional, o qual se inscreve no processo mais amplo que é o da construção de uma identidade pessoal e profissional. O processo de decisão é então analisado ponto de vista simbólico, isto é, do significado que lhe é atribuído pelos actores sociais em causa. No âmbito desta problemática as, diferentes formas de condução do processo de decisão são vistas como formas de expressão de diferentes racionalidades, que se prendem com diferentes processos de construção identitária. Neste processo, encontramos um potencial emancipador e formas de ruptura com a reprodução social e cultural, fruto de diferentes trajectórias escolares, da influência das famílias e dos pares, mas também das expectativas e das representações que os jovens constroem. É aqui que acreditamos que a dimensão individual do projecto vocacional se cruza com a sua vertente social. Procuraremos então discutir estas diferentes racionalidades, a partir de um conjunto de tipos-ideiais que correspondem a problem presentes de forma mais ou menos explícita no discurso dos alunos e das famílias entrevistados.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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