Autor(es):
Alves, Sandra
; Filipe, Luís
; Pereira, Ana Patrícia
; Seco, Graça Maria dos Santos Batista
; Pereira, Marcelino
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/177
Origem: IC-online
Assunto(s): Dislexia; Ensino superior; Inclusão; Sucesso académico; Trajectória escolar
Descrição
Apesar do interesse crescente pela dislexia (Gilroy et. al., 1996, citados por
Hatcher, Snowling & Griffiths, 2002), sente-se a necessidade de investigação adicional
sobre esta problemática e a forma como condiciona o percurso escolar dos estudantes
que frequentam o Ensino Superior (ES). Essa carência é particularmente relevante na
instituição onde trabalhamos, pois temos assistido a uma procura crescente dos nossos
serviços por parte dos estudantes com dislexia.
Conscientes que não se regista um consenso entre os vários autores em domínios
tais como a etiologia, sintomatologia e estratégias de intervenção (Pereira, 1990;
Pereira, 1995; Ridell & Weedon, 2006) pretendemos com o presente artigo analisar
algumas das especificidades relacionadas com os estudantes disléxicos que frequentam
o ES, dando a conhecer os dados relacionados com o seu percurso escolar,
diagnóstico(s) prévio(s), medidas educativas implementadas e principais dificuldades
sentidas recorrendo, para o efeito, a uma amostragem recolhida no Instituto Politécnico
de Leiria. Apresentaremos também as estratégias de avaliação e intervenção que têm
sido implementadas pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) junto destes alunos no
sentido de promover o seu sucesso académico e bem-estar, numa perspectiva de
inclusão e igualdade de oportunidades para todos no ES.