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Dislexia em estudantes do ensino superior : alguns dados da intervenção no Inst...

Autor(es): Alves, Sandra cv logo 1 ; Filipe, Luís cv logo 2 ; Pereira, Ana Patrícia cv logo 3 ; Seco, Graça Maria dos Santos Batista cv logo 4 ; Pereira, Marcelino cv logo 5

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/177

Origem: IC-online

Assunto(s): Dislexia; Ensino superior; Inclusão; Sucesso académico; Trajectória escolar


Descrição
Apesar do interesse crescente pela dislexia (Gilroy et. al., 1996, citados por Hatcher, Snowling & Griffiths, 2002), sente-se a necessidade de investigação adicional sobre esta problemática e a forma como condiciona o percurso escolar dos estudantes que frequentam o Ensino Superior (ES). Essa carência é particularmente relevante na instituição onde trabalhamos, pois temos assistido a uma procura crescente dos nossos serviços por parte dos estudantes com dislexia. Conscientes que não se regista um consenso entre os vários autores em domínios tais como a etiologia, sintomatologia e estratégias de intervenção (Pereira, 1990; Pereira, 1995; Ridell & Weedon, 2006) pretendemos com o presente artigo analisar algumas das especificidades relacionadas com os estudantes disléxicos que frequentam o ES, dando a conhecer os dados relacionados com o seu percurso escolar, diagnóstico(s) prévio(s), medidas educativas implementadas e principais dificuldades sentidas recorrendo, para o efeito, a uma amostragem recolhida no Instituto Politécnico de Leiria. Apresentaremos também as estratégias de avaliação e intervenção que têm sido implementadas pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) junto destes alunos no sentido de promover o seu sucesso académico e bem-estar, numa perspectiva de inclusão e igualdade de oportunidades para todos no ES.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
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