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O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior

Autor(es): Seco, Graça Maria dos Santos Batista cv logo 1 ; Filipe, Luís cv logo 2 ; Pereira, Ana Patrícia cv logo 3 ; Alves, Sandra cv logo 4

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/1017

Origem: IC-online

Assunto(s): Email; Terapia; Ensino Superior


Descrição
Diversas investigações caracterizam a intervenção psicológica no contexto do Ensino Superior (ES) como uma psicoterapia breve (Grayson, 2006) com características próprias, sendo a relação terapêutica estabelecida entre o psicólogo e o cliente considerada o aspeto mais importante e, muitas vezes, o principal fator promotor da mudança (Pinkerton, Talley, & Cooper, 2009). De acordo com a investigação realizada por Elliot (2008), os momentos significativos na terapia, na perspetiva do cliente, podem ser integrados num de dois conjuntos de temas: aspetos úteis e mudança terapêutica. No presente trabalho será dedicada maior atenção ao conjunto aspetos úteis identificados pelos clientes que englobam principalmente as características facilitadoras do terapeuta que, frequentemente, proporcionam uma experiência de conforto muitas vezes associada a uma ação do terapeuta posteriormente relatada pelos clientes como momentos por eles perspetivados como sendo significativos (Abreu & Ribeiro, 2012). Nesta proposta de comunicação e na perspetiva dos conceitos apresentados anteriormente, pretendemos apresentar algumas reflexões sobre o uso do correio eletrónico na terapia e o seu impacto para o cliente, para o psicólogo e para a relação terapêutica estabelecida.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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