Autor(es):
Seco, Graça Maria dos Santos Batista
; Filipe, Luís
; Pereira, Ana Patrícia
; Alves, Sandra
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/1017
Origem: IC-online
Assunto(s): Email; Terapia; Ensino Superior
Descrição
Diversas investigações caracterizam a intervenção psicológica no contexto do Ensino
Superior (ES) como uma psicoterapia breve (Grayson, 2006) com características próprias,
sendo a relação terapêutica estabelecida entre o psicólogo e o cliente considerada o aspeto
mais importante e, muitas vezes, o principal fator promotor da mudança (Pinkerton, Talley, &
Cooper, 2009). De acordo com a investigação realizada por Elliot (2008), os momentos
significativos na terapia, na perspetiva do cliente, podem ser integrados num de dois
conjuntos de temas: aspetos úteis e mudança terapêutica. No presente trabalho será dedicada
maior atenção ao conjunto aspetos úteis identificados pelos clientes que englobam
principalmente as características facilitadoras do terapeuta que, frequentemente,
proporcionam uma experiência de conforto muitas vezes associada a uma ação do terapeuta
posteriormente relatada pelos clientes como momentos por eles perspetivados como sendo
significativos (Abreu & Ribeiro, 2012). Nesta proposta de comunicação e na perspetiva dos
conceitos apresentados anteriormente, pretendemos apresentar algumas reflexões sobre o uso
do correio eletrónico na terapia e o seu impacto para o cliente, para o psicólogo e para a
relação terapêutica estabelecida.