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Outsourcing no sector das telecomunicações português

Autor(es): Franco, Sofia Margarida Simões. cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/21513

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Outsourcing; Competitividade; Flexibilidade; Competências nucleares; Reengenharia; Parceria; Planeamento estratégico; Risco; Redução de custos; Downsizing; Excelência; Benchmarking


Descrição
Esta dissertação explora o conceito de Outsourcing, que apesar de não ser recente, consititui uma poderosa ferramenta de gestão, se for usada com sabedoria. Contudo, o gestor necessita de se acautelar e evitar cair em armadilhas causadas por esta ferramenta. Este trabalho começa com uma revisão de literatura, através da identificação das principais teorias relacionadas com o Outsourcing, apresentação dos principais tópicos deste tema e dos autores que mais contribuíram na pesquisa de Outsourcing. Fornece ainda uma revisão de artigos científicos publicados nas mais prestigiadas revistas de Gestão. Para muitos autores, o Outsourcing representa uma estratégia necessária para que as empresas possam reduzir custos, focar-se no seu core business e ganhar vantagem competitiva. Vários estudos apontam para um crescimento significativo do Outsourcing nos próximos anos. Após a revisão de literatura, foi definido um modelo de investigação com o objectivo de estudar o Outsourcing nas empresas portuguesas do sector das telecomunicações dirigido às maiores empresas do sector. Pretendeu-se averiguar quais os principais motivos para recorrer ao Outsourcing, quais os benefícios obtidos e qual o carácter estratégico do Outsourcing. O Outsourcing tornou-se uma das ferramentas de negócio mais popular entre o sector das telecomunicações e inclusivamente algumas das grandes empresas têm vindo a deslocalizar parte dos seus serviços. Finalmente realizou-se um estudo de caso numa empresa portuguesa de telecomunicações, que presta serviços de televisão por cabo e que recentemente decidiu deslocalizar parte dos seus serviços de call center, através da contratação de um novo parceiro de outsourcing. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
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