Autor(es):
Tavares, Ana Cristina
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/16004
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Sustentabilidade; Jardim Botânico; Acções educativas; Modelos pedagógicos
Descrição
Os Jardins Botânicos são agentes determinantes na educação das sociedades
contemporâneas. Nestes espaços, autênticos refúgios da Natureza, recorrendo aos modelos
vivos das suas valiosas colecções, num laboratório natural, estão reunidas condições únicas
para exemplificar casos de estudo relevantes (WILLISON, 2004). O ensino da Botânica e
da Biologia, com os conteúdos alinhados com os curricula escolares, a total dependência do
Homem relativamente às plantas, os principais factores de risco das alterações climáticas,
as adaptações dos organismos vivos como inspiração para modelos e soluções a aplicar em
situações críticas do nosso dia-a-dia são exemplos de acções educativas.
A cidadania moderna impõe o respeito pelo Ambiente como norma essencial de conduta.
De um modo envolvente, afável e emotivo, as actividades no jardim devem constituir
experiências que deixem memórias gratificantes, novos conhecimentos e valores,
conducentes à mudança de atitude, à construção de significados, em interacção e reacção
directas com a realidade: pela Educação incentivar para a Acção (EUR22845, 2007;
GOMES DA SILVA, 2003; FALK & DIERKING, 2000; HOOPER-GREENHILL, 1999;
GIORDAN & SOUCHON, 1997).
O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), fundado em 1772 com o
objectivo do cultivo e do conhecimento das plantas aromáticas e medicinais (TAVARES,
ZUZARTE & SALGUEIRO, 2010:6; ALMEIDA & TAVARES, 1996), iniciou em 1997
um programa educativo, que tem vindo a crescer e hoje contém acções muito variadas
(TAVARES, 2008:1; TAVARES, 2005; Web-site: www.uc.pt/jardimbotanico).
Neste contexto, pretende-se apresentar e descrever as acções educativas desenvolvidas no
JBUC desde Outubro 1997 até 2010. As diversificadas experiências educativas foram
testadas em contexto educativo formal e informal, representando temáticas e modelos
pedagógicos comprovados. As actividades deste Programa Educativo podem assim ser
reproduzíveis em instituições congéneres e de âmbito escolar, quer na formação de
professores (os guias), quer no ensino e acompanhamento dos alunos (ou qualquer públicoalvo).