Detalhes do Documento

Caça ao Tesouro: Uma Aprendizagem pela Descoberta

Autor(es): Tavares, Cristina cv logo 1 ; Brito, Alice cv logo 2 ; Matos, Armanda cv logo 3 ; Barreira, Carlos cv logo 4 ; Pessoa, Teresa cv logo 5

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/15638

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Educação; Ambiente; Jardim Botânico de Coimbra; Actividades lúdico-pedagógicas


Descrição
O serviço educativo do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra promove acções de sensibilização para a Educação Ambiental, através de actividades diversas que têm como principal finalidade despertar para um novo modo de pensar e de actuar. Apresentamos, neste trabalho, a concepção, desenvolvimento e avaliação da actividade lúdico– pedagógica “Caça ao Tesouro” destinada a alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, também adaptada a crianças com necessidades especiais. Os participantes podem adquirir conhecimentos de botânica, num ambiente de convívio e de cooperação. Neste contexto, foram delineadas estratégias, concretizadas num percurso pedagógico assente no contacto directo com os diversos modelos botânicos: Plátano, Afrocarpus, Castanheiro, Figueira-trepadeira, Figueira-estranguladora, Palmeiraportuguesa, Eucalipto, Loureiro e Ácer. “Caça ao Tesouro” é um Peddy–Paper recheado de diversão, centrado na aprendizagem pela descoberta, envolvendo oito pistas para encontrar e desvendar à medida que as crianças percorrem os trilhos da mata. Os participantes têm ainda que, durante o percurso, preencher um caderno de campo onde são questionados acerca de conteúdos sobre a temática de Educação Ambiental. Finalmente, a estufa fria brinda-os com o tesouro de moedas de chocolate.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia