Neste artigo começamos por referir a actualidade do tema do cyberbullying e a natureza do fenómeno. Na sequência, damos conta da sua investigação e das acções para o prevenir e combater, no contexto nacional, e das principais conclusões que a pesquisa internacional, ainda que incipiente, permite desde já registar. Seguidamente faremos uma breve explicitação de alguns resultados obtidos nas primeiras fases do p...
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) encontra-se a desenvolver um projecto-piloto para implementação do e-learning/b-learning nas práticas pedagógicas dos seus docentes. O suporte técnico, aspectos motivacionais, organizacionais e competências tecnológicas dos docentes são factores determinantes para o sucesso da inclusão das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. A diversidade de car...
O serviço educativo do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra promove acções de sensibilização para a Educação Ambiental, através de actividades diversas que têm como principal finalidade despertar para um novo modo de pensar e de actuar. Apresentamos, neste trabalho, a concepção, desenvolvimento e avaliação da actividade lúdico– pedagógica “Caça ao Tesouro” destinada a alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, ...
O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra localiza-se na Alta de Coimbra, junto à Universidade, estendendo-se por uma área de 13 hectares e subdividindo-se em duas partes: Jardim Clássico e a Mata. A Escola das Descobertas integra a parte do Jardim Clássico e nela podemos encontrar uma colecção de plantas trazidas pelos Descobrimentos, e provenientes de sete regiões: Madeira, Açores, Cabo Verde, S. Tomé e Pr...
Neste artigo começamos por referir a actualidade do tema do cyberbullying e a natureza do fenómeno. Na sequência, damos conta da sua investigação e das acções para o prevenir e combater, no contexto nacional, e das principais conclusões que a pesquisa internacional, ainda que incipiente, permite desde já registar. Seguidamente faremos uma breve explicitação de alguns resultados obtidos nas primeiras fases do pr...
In this paper we report the importance of a reflexive and flexible approach, that makes evident the increase of the ability to think, which must be practised in order to establish a suitable direction of thinking, that is to say, “to learn how to think well”. Within this theoretical framework are described and justified different pedagogic sceneries which combine the various technologies of information and comm...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |