Encontrados 8 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Cyberbullying: Um desafio à investigação e à formação

Amado, João; Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Neste artigo começamos por referir a actualidade do tema do cyberbullying e a  natureza do fenómeno. Na sequência, damos conta da sua investigação e das acções para o prevenir e combater, no contexto nacional, e das principais conclusões que a pesquisa internacional, ainda que incipiente, permite desde já registar. Seguidamente faremos uma breve explicitação de alguns resultados obtidos nas primeiras fases do p...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

E-learning no ensino superior: os contributos do consultor pedagógico para o us...

Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Cruz, Gonçalo; Maia, Ana Margarida; Barroso, João; Pessoa, Teresa

Data: 2012   |   Origem: Repositório da UTAD

Atas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning

Carvalho, Ana Amélia Amorim; Pessoa, Teresa; Cruz, Sónia; Moura, Adelina; Marques, Célio Gonçalo; Santos, Idalina Lourido


Obstáculos encontrados no apoio a docentes do ensino superior para integração d...

Maia, Ana; Cruz, Gonçalo; Barroso, João; Pessoa, Teresa; Morgado, Leonel

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) encontra-se a desenvolver um projecto-piloto para implementação do e-learning/b-learning nas práticas pedagógicas dos seus docentes. O suporte técnico, aspectos motivacionais, organizacionais e competências tecnológicas dos docentes são factores determinantes para o sucesso da inclusão das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. A diversidade de car...

Data: 2011   |   Origem: Repositório da UTAD

Caça ao Tesouro: Uma Aprendizagem pela Descoberta

Tavares, Cristina; Brito, Alice; Matos, Armanda; Barreira, Carlos; Pessoa, Teresa

O serviço educativo do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra promove acções de sensibilização para a Educação Ambiental, através de actividades diversas que têm como principal finalidade despertar para um novo modo de pensar e de actuar. Apresentamos, neste trabalho, a concepção, desenvolvimento e avaliação da actividade lúdico– pedagógica “Caça ao Tesouro” destinada a alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, ...


À Descoberta das Descobertas

Tavares, Cristina; Henriques, Catarina; Matos, Armanda; Barreira, Carlos; Pessoa, Teresa

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra localiza-se na Alta de Coimbra, junto à Universidade, estendendo-se por uma área de 13 hectares e subdividindo-se em duas partes: Jardim Clássico e a Mata. A Escola das Descobertas integra a parte do Jardim Clássico e nela podemos encontrar uma colecção de plantas trazidas pelos Descobrimentos, e provenientes de sete regiões: Madeira, Açores, Cabo Verde, S. Tomé e Pr...


Cyberbullying: um desafio à investigação e à formação

Amado, João; Matos, Armanda; Pessoa, Teresa; Jäger, Thomas

Neste artigo começamos por referir a actualidade do tema do cyberbullying e a natureza do fenómeno. Na sequência, damos conta da sua investigação e das acções para o prevenir e combater, no contexto nacional, e das principais conclusões que a pesquisa internacional, ainda que incipiente, permite desde já registar. Seguidamente faremos uma breve explicitação de alguns resultados obtidos nas primeiras fases do pr...


On-line experiences at the University of Coimbra : contexts and pretexts

Pessoa, Teresa

In this paper we report the importance of a reflexive and flexible approach, that makes evident the increase of the ability to think, which must be practised in order to establish a suitable direction of thinking, that is to say, “to learn how to think well”. Within this theoretical framework are described and justified different pedagogic sceneries which combine the various technologies of information and comm...


8 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data





Tipo de Documento



Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia