Author(s):
Esteves, Florbela Armanda Gomes
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/15598
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): Cursos de educação e formação; Resolução de conflitos
Description
As escolas, espaço de cultura e de educação, actualmente pautam a sua
organização e funcionamento pelo privilégio da formação de competências dos seus
agentes, beneficiários e destinatários. A filosofia da aprendizagem ao longo da vida
e qualificação dos cidadãos tem permitido alargar a oferta a novas oportunidades.
Porém, os problemas de insucesso e abandono, a indisciplina, têm conotado a
convivência e o ambiente de aprendizagem de algum mal-estar, exigindo uma
constante adaptação de atitudes, currículos e estratégias de actuação diversificadas e
ajustadas às necessidades, expectativas, interesses e limitações dos diferentes
públicos-alvo.
Os cursos de educação e formação (CEF) constituem uma resposta
formativa a jovens adolescentes em risco educacional (com insucesso e abandono
escolar, tendencialmente com problemas de comportamento e dificuldades ao nível
das relações). Reflectir acerca da disciplina de “Gestão do Comportamento”, do
elenco curricular e de que somos directamente responsáveis, como uma ferramenta
de modificação comportamental, é o objectivo central do nosso estudo. Para tal,
revimos aspectos legais e conceptualizações a propósito e procurámos estudar o caso
de um grupo. Dadas as características diferenciadoras do funcionamento escolar
nesta instância particular de ensino/formação e aprendizagem, dificuldades em gerir
comportamentos sociais menos ajustados, e dificuldades de aprendizagem
específicas (défices instrumentais, desânimo, desmotivação, não investimento na
prossecução académica), quisemos encontrar meios apropriados de observar e
sistematizar aspectos da vida e perfis de características que, eventualmente, auxiliem
a efectivar uma avaliação mais autêntica e a adequar os planos de acção educativa.
Assim, para captar modos de pensar, estar, sentir e agir típicos destas formandas,
com a preocupação de integrar no seu status quo propostas de valoração,
seleccionámos estratégias e instrumentos de apoio às decisões educativas assentes na
negociação / mediação dos conflitos em sala de aula, numa lógica construtivista de
desenvolvimento, pela abordagem participada e assistida localmente, em supervisão
atenta e continuada em territórios de formação profissional e apostada em conteúdos
e processos de gestão de comportamentos das formandas no grupo, passíveis de
auxiliar na (re)construção de valores de sã convivência e verdadeira autonomia.
Tomando o início e o fim da vigência da disciplina como momentos de análise, num
plano de estudo quasi-experimental, constatámos progressos no autoconhecimento,
valorização do Outro e clima de aula, pelo que inferimos que a formação,
designadamente, pela “Gestão de Comportamento” constitui uma ferramenta
importante de aprendizagem e de desenvolvimento. Schools, area of culture and education, now guided the organization and
functioning for the privilege of training skills of its staff, beneficiaries and
recipients. The philosophy of lifelong learning and skills has allowed citizens greater
choice to new opportunities. However, the problems of failure and abandonment,
indiscipline, have connoted the living and learning environment in some discomfort,
requiring constant adjustment of attitudes, curricula and implementation strategies
diverse and adjusted to the needs, expectations, interests and limitations of different
target audiences.
The education and training courses (CEF) are a training response to young
adolescents with educational risk (with school failure, inclined to behavior problems
and difficulties in relationships). To consider the discipline of "Behavior
Management", the cast and curriculum that we are directly responsible, as a tool of
behavioral modification, is the central objective of our study. Therefore, we
reviewed the legal aspects and conceptualizations needed and we tried to study the
case of a group. Given the distinguishing characteristics of school functioning in this
particular instance of education / training and learning, difficulties in managing
social behaviors less adjusted and specific learning difficulties (instrumental deficits,
depression, discouragement, no investment in academic achievement), we wanted to
find the appropriate means to observe and to systematize life aspects and
characteristics, to eventually help to effect a more authentic and appropriate plans of
education. Thus, to capture modes of thinking, being, feeling and acting typical of
these trainees, taking care to integrate in their status quo valorization proposals we
selected strategies and instruments sustained support for educational decisions in the
negotiation/mediation of conflicts in the classroom, a logical constructive
development, the participatory approach and assisted locally in close supervision
and continuous training in professional areas and committed to content and process
management behaviors of the trainees in the group, which could assist in
(re)construction of values healthy sociability and true autonomy. Taking the
beginning and end of the discipline validity as moments of analysis, a plan of quasiexperimental
study, we have seen progress in self-knowledge, appreciation of the
Other and classroom environment, so we infer that the formation, in particular, by
the “Behavior Management” is an important tool for learning and development. Dissertação de mestrado em Psicologia, especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra