Autor(es):
Saragoça, J.
; Verdasca, J.
; Oliveira, M.
; Rebelo, N.
; Candeias, A. A.
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/9990
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): Variáveis contextuais; Escola; Rendimento Escolar; Estudo Longitudinal
Descrição
É hoje indiscutível que os alunos transportam para a escola uma herança familiar de natureza
multidimensional que pode influir, mais ou menos fortemente, na duração e na qualidade das
aprendizagens, bem como nos desempenhos escolares que são alvo da sua avaliação. De
facto, a literatura sociológica fala abundantemente de uma repartição desigual das
probabilidades de sucesso escolar segundo os diferentes contextos, isto é, segundo as
posições sociais que as famílias de origem dos alunos ocupam um espaço onde se encontram
desigualmente distribuídos capitais económicos, culturais e sociais. A presente comunicação
procura, por um lado, submeter ao crivo da comunidade científica a fundamentação, o modelo
teórico e a metodologia de um projeto de investigação em curso sob a designação de “RED -
Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições
em alunos Portugueses”, e, por outro, apresentar alguns dos resultados preliminares deste
projecto. Uma vez enquadrado o problema e justificada a abordagem, começaremos por
enfatizar a importância das «variáveis contextuais», designadamente o contributo de fatores
económicos, culturais e sociais, para a explicação do rendimento escolar. Numa segunda parte
apresentamos e analisamos os resultados preliminares da dimensão do projecto agora
considerada.