Encontrados 9 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudina...

Saragoça, J.; Verdasca, J.; Oliveira, M.; Rebelo, N.; Candeias, A. A.

É hoje indiscutível que os alunos transportam para a escola uma herança familiar de natureza multidimensional que pode influir, mais ou menos fortemente, na duração e na qualidade das aprendizagens, bem como nos desempenhos escolares que são alvo da sua avaliação. De facto, a literatura sociológica fala abundantemente de uma repartição desigual das probabilidades de sucesso escolar segundo os diferentes con...


Capital familiar, rendimento e atitude face a língua portuguesa em alunos do 2º...

Pires, H.; Verdasca, J.; Costa, P.; Candeias, A. A.; Rebelo, N; Varelas, D.; Diniz, A. M.

A literatura refere que entre as diferentes funções básicas realizadas pela família, esta tem também o dever de assegurar que os valores da sociedade, as crenças, as atitudes, os conhecimentos, as habilidades serão transmitidos à geração mais nova. As caraterísticas do contexto familiar têm sido consideradas como variáveis com importante influência no rendimento escolar. Assim, o presente trabalho pretende ...


Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudina...

Saragoça, J.; Verdasca, J.; Oliveira, M.; Rebelo, N.; Candeias, A. A.

É hoje indiscutível que os alunos transportam para a escola uma herança familiar de natureza multidimensional que pode influir, mais ou menos fortemente, na duração e na qualidade das aprendizagens, bem como nos desempenhos escolares que são alvo da sua avaliação. De facto, a literatura sociológica fala abundantemente de uma repartição desigual das probabilidades de sucesso escolar segundo os diferentes con...


Promovendo o sucesso escolar: lições de práticas recentes

Verdasca, J.

O que pode cada escola fazer para melhorar a qualidade das aprendizagens e dos resultados escolares dos seus alunos e simultaneamente não perder nenhum aluno constituiu o motivo condutor que inspirou o PMSE. Com efeito, este foi concebido e reconhecido como “uma resposta para combater os níveis de insucesso, concebida pelas próprias escolas e que promove efectivamente a diferenciação pedagógica, apostando na pr...


Rendimento escolar em matemática vs atitudes face à matemática: Fatores de cont...

Oliveira, M.; Verdasca, J.; Saragoça, J.; Candeias, A. A.; Pomar, C.; Rebelo, N.

Enquadramento Conceptual: A grande importância atribuída às questões relativas à qualidade da educação tem potenciado muita da investigação científica, visando o desenvolvimento de mecanismos de aferição e de estratégias de monitorização dessa qualidade, numa perspetiva de apoio à definição de políticas públicas de educação para a melhoria escolar. Objetivos: O trabalho que se apresenta procura, por um lado, c...


Rankings escolares: "a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus"

Verdasca, J.

O presente artigo parte da problemática dos rankings escolares e explora metodologias e linhas de trabalho com o objetivo de apurar e analisar perfis de desempenho das escolas, medido através das taxas de conclusão do 9º ano. A análise dos dados é realizada com recurso ao método ‘árvores de decisão’, tendo por base uma amostra de 979 escolas, das quais se obteve informação relativamente a onze variáveis do cont...


Nota de Apresentação

Verdasca, J.

“A Escola em Análise: olhares sociopolíticos e organizacionais” foi o título escolhido para o número temático 12-13 da revista Educação-Temas e Problemas, por considerarmos que sintetiza, de algum modo, o conteúdo dos quinze artigos que compõem esta edição. Num desafio que reuniu a colaboração de professores e investigadores de várias universidades e centros de investigação nacionais e estrangeiros, a presente ...


A escola em análise, olhares sociopolíticos e organizacionais. Nota de Apresent...

Verdasca, J.

“A Escola em Análise: olhares sociopolíticos e organizacionais” foi o título escolhido, por considerarmos que sintetiza, de algum modo, o conteúdo dos quinze artigos que compõem esta edição. Num desafio que reuniu a colaboração de professores e investigadores de várias universidades e centros de investigação nacionais e estrangeiros, a presente edição temática constitui uma oportunidade de reencontro de diversa...


Cyberbullying en Centros de Enseñanza Basica y Secundaria del Alentejo

del Barco, B.; Mira, António Ricardo; Verdasca, J; Castaño, E: S.; Carroza, T. G

El dominio y familiaridad de nuestro jóvenes con las nuevas tecnologías (generación interactiva) ha provocado que las formas tradicionales de maltrato entre iguales cambien con el transcurrir del tiempo, apareciendo manifestaciones más específi cas que se sirven de las nuevas tecnologías de la información y de la comunicación para acosar con ensañamiento a la víctima. Esta nueva forma de maltrato se denomina cy...


9 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data


Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia