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Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências físico-química...

Author(s): Neto, A. cv logo 1 ; Candeias, A. A. cv logo 2 ; Rebelo, N. cv logo 3 ; Varelas, D. cv logo 4 ; Diniz, A. M. cv logo 5

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/9986

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Atitude Face às Ciências Físico Químicas; Análise Fatorial Exploratória; Validade Convergente; Validade Discriminante; Fiabilidade Compósita


Description
A aprendizagem das ciências implica o desenvolvimento de um conjunto de competências específicas em diferentes domínios da física e da química, para os quais contribuem a capacidade de raciocínio, comunicação e atitudes. O presente trabalho apresenta a validação para a população portuguesa do Questionário de Atitudes Face às Ciências Físico-Químicas (QAFCFQ). Este estudo realizou-se com uma amostra de 517 alunos do 9º ano do Ensino Básico Português, a quem foi aplicado o QAFCFQ. O QAFCdN é constituído por 26 divididos 3 fatores: Motivacional (M), Comportamental (C) e Afetivo. O aluno responde numa escala de respostas de tipo Likert de 4-pontos. Para o estudo da estrutura latente do questionário, recorreu-se à análise fatorial exploratória, com o IBM SPSS Statistics 21. Analisou-se a validade fatorial do instrumento (rotação varimax dos fatores extraídos pelo método Generalized Least Squares), a validade convergente e discriminante dos fatores e, também, a sua fiabilidade compósita. Verificou-se que a estrutura fatorial do QAFCFQ se manteve, no entanto com problemas de VD entre os fatores M e C. Estes resultados mostram que as Atitudes Face às Ciências Físico-Químicas, tal como são operacionalizadas pelo QAFCFQ, apresentam uma estrutura tridimensional, permitindo caraterizar emoções, pensamento e comportamentos do aluno face à disciplina.
Document Type Lecture
Language Portuguese
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