Social Competence (SC): ability to manage behavior, cognition and affection in order to achieve their social objectives (Waters & Sroufe, 1983). Is multifold and involve positive relationships with others; social cognition appropriate to age; deprivation of maladaptive behaviors and effective social skills (Candeias, 2001). Emotional Intelligence (EI): is a cross-section of interrelated emotional and social com...
In the last two decades we have seen the proliferation of assessment tools for socio-emotional competences based on self-report, that only inform us about the beliefs that respondents have about their own competences and not about their real competences. The need to overcome this kind of tools’ limitations, and develop assessment options that foster the ecological validity of collected information, encouraged t...
As atitudes face às matérias de ensino constituem um importante preditor de sucesso educativo, combinando componentes afetivas, instrumentais e comportamentais que podem mediar o processo e os resultados da aprendizagem (Rebelo, 2012; Roazzi, Diniz, & Candeias, no prelo). Atendendo à especificidade do grupo de alunos com altas habilidades e à sua vulnerabilidade em termos de rendimento escolar, propomos compree...
A crença de que os alunos com altas habilidades cognitivas tenderão a demonstrar resultados escolares positivos nem sempre se comprova pela investigação. Neste estudo tomámos o rendimento escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática e as medidas de desempenho cognitivo (Matrizes Progressivas Standart de Raven e Bateria de Provas de Raciocínio) em dois momentos distintos e avaliámos a est...
As Ciências da Natureza devem ajudar os alunos a adquirir um conjunto de conhecimentos e competências essenciais para iniciar o estudo das ciências. Pela necessidade de dispor de instrumentos validados para a população portuguesa, apresentamos um estudo de validação do Questionário de Atitudes Face às Ciências da Natureza (QAFCdN) para alunos portugueses. Neste estudo participaram 487 alunos do 2º ciclo do ...
As disciplinas de Ciências são fundamentais para qualquer currículo. A investigação aponta para a existência de relação entre as atitudes do indivíduo e a aprendizagem. Atendendo à necessidade de dispor de instrumentos validados para a população portuguesa, apresentamos um estudo de validação do Questionário de Atitudes Face às Ciências Naturais para alunos portugueses. Este estudo incidiu sobre uma amostra...
A aprendizagem das ciências implica o desenvolvimento de um conjunto de competências específicas em diferentes domínios da física e da química, para os quais contribuem a capacidade de raciocínio, comunicação e atitudes. O presente trabalho apresenta a validação para a população portuguesa do Questionário de Atitudes Face às Ciências Físico-Químicas (QAFCFQ). Este estudo realizou-se com uma amostra de 517 a...
A matemática é considerada uma das disciplinas fundamentais do currículo escolar, contudo, os alunos mantêm elevados índices de insucesso. Procurando explicar o baixo rendimento académico, as investigações apontam para uma relação entre a dimensão atitudinal e o desempenho. Apresentamos o estudo de validação do Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM) para alunos dos três ciclos do Ensino Básico Po...
A literatura refere que entre as diferentes funções básicas realizadas pela família, esta tem também o dever de assegurar que os valores da sociedade, as crenças, as atitudes, os conhecimentos, as habilidades serão transmitidos à geração mais nova. As caraterísticas do contexto familiar têm sido consideradas como variáveis com importante influência no rendimento escolar. Assim, o presente trabalho pretende ...
Enquadramento Conceptual: Neste trabalho partimos do pressuposto que a Inteligência Emocional compreende habilidades e competências relacionadas com a compreensão de si próprio e dos outros, assim como o relacionamento com as pessoas, a adaptação às solicitações do meio e a gestão de emoções, tal como é proposto no modelo de Bar-On de Inteligência Emocional. Objetivos: Atendendo à necessidade de dispor de instr...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |