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Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências da natureza: E...

Autor(es): Neto, A. cv logo 1 ; Candeias, A. A. cv logo 2 ; Rebelo, N. cv logo 3 ; Varelas, D. cv logo 4 ; Diniz, A. M. cv logo 5

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/9985

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Atitude Face às Ciências da Natureza; Análise Fatorial Exploratória; Validade Convergente; Validade Discriminante; Fiabilidade Compósita


Descrição
As Ciências da Natureza devem ajudar os alunos a adquirir um conjunto de conhecimentos e competências essenciais para iniciar o estudo das ciências. Pela necessidade de dispor de instrumentos validados para a população portuguesa, apresentamos um estudo de validação do Questionário de Atitudes Face às Ciências da Natureza (QAFCdN) para alunos portugueses. Neste estudo participaram 487 alunos do 2º ciclo do Ensino Básico Português, a quem foi aplicado o QAFCdN. Este é constituído por 23 itens divididos por 3 fatores: Motivacional, Comportamental e Afetiva. O aluno responde numa escala de respostas de tipo Likert de 4- pontos. Tendo em vista o estudo da estrutura latente do questionário, recorreu-se à análise fatorial exploratória, com o IBM SPSS Statistics 21. Analisou-se a validade fatorial do instrumento (rotação varimax dos fatores extraídos pelo método Generalized Least Squares), a validade convergente (VC) e discriminante dos fatores e, também, a sua fiabilidade compósita. Verificámos que a estrutura fatorial do QAFCdN se manteve, no entanto observámos alguns problemas na VC dos três fatores. Estes resultados mostram que as Atitudes Face às Ciências da Natureza, tal como são operacionalizadas pelo QAFCdN, apresentam uma estrutura tridimensional, permitindo caraterizar emoções, pensamento e comportamentos do aluno face à disciplina.
Tipo de Documento Palestra
Idioma Português
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