Detalhes do Documento

Avaliar para aprender na escola: um caminho em aberto

Autor(es): Cid, Marília cv logo 1 ; Fialho, Isabel cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/9871

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): avaliação para as aprendizagens; avaliação das aprendizagens


Descrição
O presente texto pretende ser mais um contributo no sentido de continuarmos a refletir e a pensar a avaliação como parte integrante do processo de ensino e, sobretudo, do processo de aprendizagem, pelo seu importante papel no sucesso escolar dos alunos e pelo impacto significativo que tem demonstrado na melhoria das aprendizagens. Interessa compreender o que torna a avaliação para a aprendizagem tão decisiva nesse processo, entender os obstáculos que se colocam à sua implementação nas escolas portuguesas, mas também alertar para algumas inércias e dificuldades inerentes a qualquer processo de mudança. Para isso, é determinante não só a aposta numa formação com os professores mas em que a própria escola ajude ao seu desenvolvimento profissional, num contexto de abertura, responsabilidade e de autonomia pedagógica.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
Editor(es) Fialho, Isabel; Verdasca, José
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia