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Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem no Ensino Superior – IESEA

Autor(es): Chaleta, E. cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/9815

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): sentimentos académicos; experiências de aprendizagem; ensino superior; Inventário de Emoções e Sentimentos nas Experiências de Aprendizagem


Descrição
O estudo das emoções e dos sentimentos académicos tem vindo a ganhar expressão na última década devido ao reconhecimento do seu impacto na formação do pensamento e na qualidade da aprendizagem dos estudantes. Em associação com as componentes cognitivas emergem emoções e sentimentos que influenciam a motivação, a auto-regulação e o envolvimento dos estudantes na aprendizagem e, consequentemente, a sua realização académica (Chaleta, 2003; Pekrun et al., 2011). A investigação evidenciou a existência de emoções positivas e negativas susceptíveis de activarem ou desactivarem o processo de aprendizagem (Pekrun et al., 2002; Efklides, 2011). Os resultados destes estudos permitem uma maior compreensão tanto dos processos de aprendizagem de excelência como de determinadas dificuldades de aprendizagem em alunos que não revelam qualquer comprometimento cognitivo (Meyer & Turner, 2002; 2006; Goetz et al, 2007; Linnenbrink-Garcia & Pekrun, 2011). No sentido de identificarmos as emoções/sentimentos académicos dos estudantes numa escala mais abrangente, desenhámos um instrumento IESEA (Inventário de Emoções e Sentimentos nas Experiências de Aprendizagem), a partir de estudos qualitativos realizados anteriormente. Apresentamos neste trabalho a primeira versão deste instrumento validada numa amostra de 410 estudantes de cursos de licenciatura da Universidade de Évora das áreas científicas de Ciências Sociais e Ciências e de Tecnologia.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
Editor(es) Fialho, I.; Verdasca, J.
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