Detalhes do Documento

Biblioteca escolar: espaço do saber, espaço do leitor. In Ações para a formaçã...

Autor(es): Lopes, Leonardo cv logo 1 ; Balça, Ângela cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/9444

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Bibliotecas escolares; Leitura


Descrição
O presente capítulo tem por objetivo mostrar a importância da biblioteca escolar para a formação de leitores, processo que não é definido, mas sim, constituído ao longo de uma trajetória de contato com os saberes da escola e de outras instituições (família, comunidades de bairro, igreja). Nesse contexto, o foco de análise é compreender os processos existentes para se formar leitores a partir da biblioteca, ou seja: onde ler, o que ler, quando ler, como ler, e ainda a maneira como esta prática cultural é desenvolvida para que a biblioteca escolar cumpra seu papel de instituição social, que forma leitores e assegura o acesso à conhecimento e à cultura, proporcionando às pessoas o direito de ler e de se tornar mais informadas e capacitadas. Para tanto, é necessário que a biblioteca escolar possua procedimentos e mecanismos para cumprir o seu papel de espaço formador de leitores.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia