Detalhes do Documento

O papel de António Vieira (Transtagano) na história do ensino do português como...

Autor(es): Fonseca, Maria do Céu cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/9399

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): António Vieira (Transtagano); A new portuguese grammar in four parts (Londres, 1768); A dictionary of the Portuguese and English languages, in two parts (Londres, 1773)


Descrição
As obras mencionadas de António Vieira (1712-1797), conhecido por “transtagano” dada a sua origem alentejana, não são originais no contexto historiográfico do português como língua estrangeira (PLE), cuja história, tanto quanto é possível saber-se, remonta a 1662. Ainda assim, serem “deux ouvrages qui connaîtront plus de dix éditions” (Jean A. Caravolas) é facto significativo do êxito que conheceram como fontes directas e indirectas da posterior gramaticografia do género, até finais do século XIX. Com efeito, obras de PLE escritas em inglês e francês por autores de nacionalidades diversas, apresentam-nas, ora a título de referência bibliográfica (veja-se A Comparative View of the Spanish and Portuguese Languages, 1831, de Pietro Bachi), ora como modelo, copiado o plano e o tratamento das matérias (veja-se A Portuguese and English Grammar, compiled from those of Lobato, Durham, Sane and Vieyra, 1820, de Pierre Babad). Casos há, inclusive, de tradução da gramática de Vieira. Segundo G. Hamonière, autor igualmente conhecido no âmbito de PLE, a Nouvelle Grammaire Portugaise (Paris, 1810), de Alexandre Marie Sané, “n’est guère qu’une traduction de la grammaire portugaise écrite en anglais par Vieyra”. Pretende-se neste trabalho avaliar o papel de António Vieira na história da produção gramatical de PLE e assim contribuir para o estudo deste capítulo da historiografia linguística que é o da produção de gramáticas de línguas não maternas.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia