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Paisagem. Ensino tradicional em mudança?

Autor(es): Freire, Maria cv logo 1 ; Ramos, Isabel cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/9395

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): paisagem; ensino; interdisciplinaridade; prestação de serviços à comunidade; participação


Descrição
Uma das medidas para a implementação dos objectivos da Convenção Europeia da Paisagem (CEP), prende-se com a responsabilidade de formar especialistas e desenvolver cursos universitários nos domínios do conhecimento e dos valores ligados às paisagens. Para além destes domínios, os alunos devem adquirir competências que lhes permitam intervir na conjuntura atual e numa perspectiva futura, de modo mais interdisciplinar e aproximado à complexidade da realidade. Por outro lado, a CEP considera fundamental a participação ativa de todos os atores, no sentido de melhorar o conhecimento das paisagens, ponderando os valores que lhe são atribuídos pelos diferentes intervenientes. Domínios propícios à articulação dos campos de ação das universidades – de prestação de serviços à comunidade, investigação e ensino. Esta pesquisa realça a necessidade de promover algumas mudanças – ao nível das atitudes dos professores e dos alunos e dos valores disciplinares a reforçar – observando a articulação de domínios disciplinares particularmente ligados à intervenção na paisagem. Na perspectiva do ensino, as principais oportunidades suscitadas com tal articulação incluem: ambientes de trabalho mais reais, tarefas validadas por condicionantes e oportunidades mais autênticos, envolvimento de atores verídicos, experimentação de problemas atuais e maior responsabilização dos alunos. Exemplificamo-lo através da experiência didática do curso Landscape Ambassador (Programa Intensivo ERASMUS, entre escolas europeias e diferentes áreas disciplinares). Estas são mudanças que envolvem toda a comunidade académica, no sentido de pensar de forma crítica e reflexiva sobre as práticas correntes e de conceberem formas sensatas e criativas de as melhorarem.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico, UE
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