Lição apresentada no âmbito das Provas de Agregação na área de Relações Internacionais, especialidade de História e Teoria das Relações Internacionais, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Relatório da unidade curricular apresentado no âmbito das provas de agregação agregação na área de Relações Internacionais, especialidade de História e Teoria das Relações Internacionais, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
This approach brings up the urban multifunctionality of open urban spaces and reflects on the importance of the ethical issues, concerning the Nature and Culture. It starts with the definition of rossio, an open urban space Portuguese typology, discussing its location, form and functions; move towards the importance of rossio in the context of the historic and contemporary city; and ends with the explanation o...
Uma das medidas para a implementação dos objectivos da Convenção Europeia da Paisagem (CEP), prende-se com a responsabilidade de formar especialistas e desenvolver cursos universitários nos domínios do conhecimento e dos valores ligados às paisagens. Para além destes domínios, os alunos devem adquirir competências que lhes permitam intervir na conjuntura atual e numa perspectiva futura, de modo mais interdiscip...
Landscape design is central in landscape architectural education. Teaching landscape design can’t be just an execution of various landscape projects, where the teacher's role is more a practitioner and less an educator. We have to bring together, with the technical and disciplinary components, the pedagogic, methodological and psychological ones. Those conditions determine to deal with different domains, teachi...
O objetivo do artigo consiste em refletir sobre as estratégias mais comuns ao ensino do projeto na arquitetura e arquitetura da paisagem, especialmente as ligadas às atividades práticas solicitadas em estúdio, que se traduzem nos recursos tradicionalmente ativados. Entre as estratégias que mais acompanham o ato de ensinar a projetar na arquitetura encontram-se os modos mimético, inovação, normativo e tipológico...
Da Declaração mundial sobre educação superior para o século vinte e um: visão e ação, ressalta que a missão do ensino superior é educar, formar e fomentar a investigação, missões e valores que visam contribuir para o desenvolvimento sustentável e o melhoramento da sociedade como um todo. O ensino superior envolve assim competências, responsabilidades individuais e sociais e conteúdos humanistas e técnicos, arti...
A expansão dos perímetros urbanos determinou a prática de transformação de solo rural em solo urbano, fazendo aumentar, entre outros, as áreas impermeabilizadas e a dispersão e fragmentação funcional e espacial. Évora não foi exceção. Atualmente, muitas das áreas previstas para habitação, terciário e indústria estão expectantes e/ou abandonadas ou em processo de decadência. Em contraponto, assiste-se a uma nova...
A expansão dos perímetros urbanos determinou a prática de transformação de solo rural em solo urbano, fazendo aumentar, entre outros, as áreas impermeabilizadas e a dispersão e fragmentação funcional e espacial. Évora não foi exceção. Atualmente, muitas das áreas previstas para habitação, terciário e indústria estão expectantes e/ou abandonadas ou em processo de decadência. Em contraponto, assiste-se a uma nova...
As ShoppingScapes equivalem a paisagens auge de uma sociedade de consumo, otimista e incomportável – são espelho da cultura e do momento de crise em que vivemos, por isso paisagens a colapsar. Associado à inevitável circunstância de recuo das ShoppingScapes, defende-se uma nova dinâmica urbana centrada nas paisagens agrícolas em meio urbano. Olhamo-la como uma permuta – com significado na valorização da paisage...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |