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Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica

Author(s): Rego, Conceição cv logo 1 ; Baltazar, Saudade cv logo 2 ; Caleiro, António cv logo 3

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/9363

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Coesão Social; Educação Superior; Políticas europeias para a região euromediterrânica; Redes Mediterrânicas de Universidades; Sociedade civil


Description
O nível de educação que caracteriza a população de um determinado país está intrinsecamente ligado ao  seu  nível  de  desenvolvimento  económico  e  social,  de  tal  forma  que  existem  correlações  positivas  geralmente significativas entre esses fatores. Alcançar maiores níveis de desenvolvimento dos países e  regiões tem exigido a capacidade das estruturas económicas e sociais se tornarem mais competitivas e  mais  coesas.    Os  objectivos  europeus  associados  à  coesão  tornaram‐se  mais  relevantes  ao  nível  do  Tratado da União Europeia, assinado em 1992. Mais recentemente, em 2008 e 2009, o debate em torno  da  questão  da  coesão  foi  relançado  com  a  discussão  pública  acerca  do  Livro  Verde  sobre  a  Coesão  Territorial (Comissão  Europeia, 2008). Este documento chama a atenção para a perspectiva  de coesão  territorial e social.  De salientar também que a política da UE para os países do Mediterrâneo corresponde  ao  chamado  Processo  de  Barcelona  ou  parceria  Euro‐Mediterrânica.  Destina‐se  a  reforçar  as  relações  entre a UE e os países parceiros favorecendo, ao mesmo tempo, o fortalecimento das relações entre os  próprios países mediterrânicos.  A Política Europeia de Vizinhança (PEV), lançada em 2003, no contexto do  alargamento  da  União  Europeia,  foi  concebida  como  um  novo  quadro  para  as  relações  entre  a  Comunidade  e  os  países  vizinhos  do  Leste,  com  base  em  compromissos  mútuos  já  existentes,  mas  permitindo  um  grau  de  integração  económica  e  um  relacionamento  político  mais  profundo.  A  PEV  pretende suportar as formas de vizinhanças com base na parceria e na comunhão de valores políticos e  económicos. Neste processo, não se pode negligenciar o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na  construção  de  um  ambiente  mais  propício  para  melhorar  o  desenvolvimento  e  coesão  nos  países  e  regiões.    Na  realidade,  a  região  euro‐mediterrânica  caracteriza‐se  por  muitos  exemplos  em  que  a  sua  capacidade de estabelecer ligações para buscar formas de ação que não se limitam a uma dimensão local  ou nacional.  Neste trabalho, pretende‐se atingir os seguintes objetivos: i) verificar como as IES compõem   redes universitárias destinadas a facilitar a mobilidade e o intercâmbio de pessoas e recursos culturais,  com  o  objetivo  final  de  promover  a  pesquisa  interdisciplinar  e  o  ensino  universitário;  ii)  verificar  a  existência de alguma evidência sobre os efeitos dessas redes das sociedades civis do Mediterrâneo na  promoção da equidade, a coesão social e da cidadania ativa. 
Document Type Article
Language Portuguese
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