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Redes de ensino superior e sociedade civil mediterrânica

Rego, Conceição; Baltazar, Saudade; Caleiro, António

O nível de educação que caracteriza a população de um determinado país está intrinsecamente ligado ao  seu  nível  de  desenvolvimento  económico  e  social,  de  tal  forma  que  existem  correlações  positivas  geralmente significativas entre esses fatores. Alcançar maiores níveis de desenvolvimento dos países e  regiões tem exigido a capacidade das estruturas económicas e sociais se tornarem mais competitiva...


Acesso ao ensino superior e mobilidade social dos portugueses

Baltazar, Maria da Saudade; Vieira, Carlos; Vieira, Isabel; Rego, Conceição

A sociedade portuguesa assistiu a mudanças muito acentuadas ao longo dos últimos 50 anos. Os principais acontecimentos que marcaram a cronologia histórica do país foram decisivos na sua evolução em termos demográficos, sociais, económicos e político-institucionais. No que respeita ao ensino superior, Portugal conheceu alterações profundas, nomeadamente por via dos efeitos económicos, sociais e territoriais que ...


CLUSTERING OF TERRITORIAL AREAS: A MULTI-CRITERIA DISTRICTING PROBLEM

Fragoso, Rui; Rego, Conceição; Bushenkov, Vladimir

Endogenous resources, economic profile and socio-economic issues are the criteria that define the development level and the identity features of a territorial unit. The territorial units that organize the country, in political and administrative terms – parishes and counties –, have a hierarquical structure, which initially reflected the organization of productive activities as well as the tradition State organ...


Acerca da Eficácia das (Recentes) Políticas Públicas de Combate ao Envelhecimen...

Rego, Conceição; Mendes, Maria Filomena; Caleiro, António

Neste estudo, o objectivo é avaliar até que ponto as medidas com vista à alteração do rendimento das famílias são eficazes na correcção das suas decisões de fecundidade. Assim, a partir da estimação estatística de um modelo relacionando a constituição do agregado familiar, no que diz respeito em particular ao número de filhos, com o seu rendimento, pretende-se verificar até que ponto um acréscimo do rendimento ...


A imigração Africana em Portugal nos últimos vinte anos: oportunidades e ameaça...

Santos, José Rebelo; Mendes, Maria Filomena; Rego, Conceição

No âmbito da temática, apresentamos uma breve caracterização da Imigração Africana para Portugal, sobretudo com origem em Países de Língua Portuguesa, com o objetivo de melhorar o conhecimento do fenómeno, identificando países de origem, quantificando estes imigrantes e caracterizando-­os em função do sexo, grupo etário, qualificações e atividades exercidas. A análise baseia-­se em dados do INE e do SEF e mostr...


Novos comportamentos na transição para a vida adulta: impactos da frequência do...

Cachapa, Filipa; Mendes, Maria Filomena; Rego, Conceição

Nas últimas décadas a sociedade assistiu a processos de mudança profunda, que conduziram a novos comportamentos e a novas formas de ser e estar. Estas mudanças verificaram-se nos mais diversos campos sociais, entre eles a educação, o trabalho, a família e, no fundo, todos os percursos individuais ou colectivos Ao contrário do que se verificava em gerações passadas, a idade cronológica é cada vez menos uma refer...


Eficiência e/ou coesão territorial: de que modo uma rede de IES pode contribuir...

Rego, Conceição; Caleiro, António; Vieira, Carlos; Vieira, Isabel; Baltazar, Maria da Saudade

A existência de instituições de ensino superior (IES), em localizações diversas e dispersas ao longo do país, constitui, provavelmente, uma das características mais marcantes associadas à expansão deste grau de ensino em Portugal, nos últimos quase 40 anos. Este fenómeno é particularmente relevante uma vez que o grau de qualificação da população ativa portuguesa continua diminuto. A presença de IES nos diferent...


O ‘Mercado’ do Ensino Superior em Portugal: um diagnóstico da situação actual

Rego, Conceição; Caleiro, António

O sistema de ensino superior em Portugal, nas últimas décadas, conheceu alterações profundas, de carácter estrutural, entre as quais o aumento substancial do número de estabelecimentos, dispersos por todo o país, com o aumento do número de alunos e de docentes. Recentemente, organizações internacionais que analisam o comportamento do subsistema de ensino superior, em particular a OCDE, chamaram a atenção para e...


Perfil dos imigrantes em Portugal: por países de origem e regiões de destino

Rego, Conceição; Mendes, Maria Filomena; Rebelo, José; Magalhães, Maria da Graça

Portugal, tradicionalmente país de emigração, conheceu, nas últimas décadas, uma nova realidade de fluxos regulares e relativamente intensos de imigrantes. Estes indivíduos provenientes do Brasil, da Europa Central e do Leste, e de África, possuem características diferenciadas e deslocam-se para Portugal também com motivações diversificadas. Com este estudo propomo-nos identificar as características – o perfil,...


O papel das Universidades na revitalização dos Centros Históricos

Rego, Conceição; Ramos, Isabel

Os efeitos das instituições de ensino superior (IES) nas cidades e nas regiões são muito variados, tendo reflexos em diversos domínios, como por exemplo, ao nível económico, do emprego, da qualificação da população activa, da transferência de tecnologia e de inovação e da melhoria da qualidade de vida da população local. As IES também contribuem de forma variada para a alteração do ambiente sócio-cultural das c...


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