O nível de educação que caracteriza a população de um determinado país está intrinsecamente ligado ao seu nível de desenvolvimento económico e social, de tal forma que existem correlações positivas geralmente significativas entre esses fatores. Alcançar maiores níveis de desenvolvimento dos países e regiões tem exigido a capacidade das estruturas económicas e sociais se tornarem mais competitiva...
A sociedade portuguesa assistiu a mudanças muito acentuadas ao longo dos últimos 50 anos. Os principais acontecimentos que marcaram a cronologia histórica do país foram decisivos na sua evolução em termos demográficos, sociais, económicos e político-institucionais. No que respeita ao ensino superior, Portugal conheceu alterações profundas, nomeadamente por via dos efeitos económicos, sociais e territoriais que ...
Endogenous resources, economic profile and socio-economic issues are the criteria that define the development level and the identity features of a territorial unit. The territorial units that organize the country, in political and administrative terms – parishes and counties –, have a hierarquical structure, which initially reflected the organization of productive activities as well as the tradition State organ...
Neste estudo, o objectivo é avaliar até que ponto as medidas com vista à alteração do rendimento das famílias são eficazes na correcção das suas decisões de fecundidade. Assim, a partir da estimação estatística de um modelo relacionando a constituição do agregado familiar, no que diz respeito em particular ao número de filhos, com o seu rendimento, pretende-se verificar até que ponto um acréscimo do rendimento ...
No âmbito da temática, apresentamos uma breve caracterização da Imigração Africana para Portugal, sobretudo com origem em Países de Língua Portuguesa, com o objetivo de melhorar o conhecimento do fenómeno, identificando países de origem, quantificando estes imigrantes e caracterizando-os em função do sexo, grupo etário, qualificações e atividades exercidas. A análise baseia-se em dados do INE e do SEF e mostr...
Nas últimas décadas a sociedade assistiu a processos de mudança profunda, que conduziram a novos comportamentos e a novas formas de ser e estar. Estas mudanças verificaram-se nos mais diversos campos sociais, entre eles a educação, o trabalho, a família e, no fundo, todos os percursos individuais ou colectivos Ao contrário do que se verificava em gerações passadas, a idade cronológica é cada vez menos uma refer...
A existência de instituições de ensino superior (IES), em localizações diversas e dispersas ao longo do país, constitui, provavelmente, uma das características mais marcantes associadas à expansão deste grau de ensino em Portugal, nos últimos quase 40 anos. Este fenómeno é particularmente relevante uma vez que o grau de qualificação da população ativa portuguesa continua diminuto. A presença de IES nos diferent...
O sistema de ensino superior em Portugal, nas últimas décadas, conheceu alterações profundas, de carácter estrutural, entre as quais o aumento substancial do número de estabelecimentos, dispersos por todo o país, com o aumento do número de alunos e de docentes. Recentemente, organizações internacionais que analisam o comportamento do subsistema de ensino superior, em particular a OCDE, chamaram a atenção para e...
Portugal, tradicionalmente país de emigração, conheceu, nas últimas décadas, uma nova realidade de fluxos regulares e relativamente intensos de imigrantes. Estes indivíduos provenientes do Brasil, da Europa Central e do Leste, e de África, possuem características diferenciadas e deslocam-se para Portugal também com motivações diversificadas. Com este estudo propomo-nos identificar as características – o perfil,...
Os efeitos das instituições de ensino superior (IES) nas cidades e nas regiões são muito variados, tendo reflexos em diversos domínios, como por exemplo, ao nível económico, do emprego, da qualificação da população activa, da transferência de tecnologia e de inovação e da melhoria da qualidade de vida da população local. As IES também contribuem de forma variada para a alteração do ambiente sócio-cultural das c...
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