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Experiência no curso – contributo para a qualidade do ensino superior português

Author(s): Chaleta, Elisa cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/9244

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Experiência no Curso; Qualidade da aprendizagem; Qualidade do ensino; Ensino Superior


Description
Resumo: A investigação no âmbito do ensino superior estabeleceu forte relação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que essa aprendizagem decorre. Neste estudo recorremos ao instrumento adaptado para a população portuguesa por Chaleta et al (2012) para avaliar a experiencia no curso de estudantes do ensino superior. Este instrumento denominado na versão portuguesa de CEQP(25) - Questionário de Experiência no Curso foi adaptado do CEQ 25 de Ramsden (2005) e permite avaliar aspectos como Bom Ensino, Avaliação Apropriada, Carga de Trabalho Apropriada e Competências Genéricas. Neste estudo participaram 872 alunos de 1º e 3 ano de cursos de Licenciatura de Ciências Sociais e de Ciências e Tecnologia de três instituições de ensino superior. Os resultados obtidos indicam que na maioria dos cursos os estudantes consideram que existe bom ensino, que a avaliação não é a mais apropriada, que a carga de trabalho é adequada e que este proporciona o desenvolvimento de competências genéricas. Uma significativa maioria de estudantes refere satisfação com a qualidade do curso que frequenta. Abstract Research in the field of higher education established strong relationship between how students learn and their perception about the contexts in which this learning takes place. In this study we resorted to the instrument adapted to the Portuguese population by Chaleta et al (2012) to evaluate the experience in the course of higher education students. This instrument named in the Portuguese version of CEQP (25) - Course Experience Questionnaire was adapted from the CEQ 25 by Ramsden (2005) and and evaluates aspects such as Good Teaching, Appropriate Assessment, Appropriate Workload and Generic Skills. This study involved 872 students from 1st and 3rd year undergraduate courses in Social Sciences and Science and Technology of three higher education institutions. The results indicate the students consider in their courses they have good teaching, assessment is not the most appropriate, appropriate workload and possibility to develop generic skills. A significant majority of the students reveals satisfaction with the quality of the course who attends.
Document Type Article
Language Portuguese
Editor(s) Araújo, Marta
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