Document details

Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para form...

Author(s): Bortolanza, Ana Maria cv logo 1 ; Balça, Ângela cv logo 2

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/9193

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Leitura; Práticas de leitura; Perfil leitor de universitários; Leitura no ensino superior


Description
A qualidade do ensino e da aprendizagem no Ensino Superior está diretamente relacionada à formação leitora na universidade. Esta é a principal justificativa desta pesquisa quali-quantitativa de pós-doutorado, que descreve o perfil-leitor de universitários ingressantes no curso de Pedagogia de duas universidades brasileiras: Universidade Estadual Paulista (UNESP – São Paulo) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU – Minas Gerais). Apresentamos resultados parciais do questionário aplicado a 56 alunos, ingressantes no curso de Pedagogia da UFU em 2011. Os dados apontam um perfil-leitor de universitários que leem igualmente em suportes impressos e digitais. Os livros lidos são primordialmente emprestados da biblioteca da universidade ou xerocopiados, sendo que muitos alunos frequentam a biblioteca universitária. Os professores foram apontados como principais agentes motivadores para a leitura. Dois objetivos de leitura destacam-se: o conhecimento e as obrigações escolares. Os resultados parciais evidenciam que, para esses futuros professores, a universidade é o principal espaço de leitura e de formação leitora.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU