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Tutoria: perspetiva de estudantes e professores de enfermagem

Autor(es): Sim-Sim, Maria Margarida cv logo 1 ; Marques, Maria do Ceu cv logo 2 ; Frade, Maria dos Anjos cv logo 3 ; Chora, Maria Antónia cv logo 4

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/8836

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Educação superior; tutoria; precetoria; estudantes de enfermagem


Descrição
Com o objectivo de avaliar o processo de tutoria, descreve-se a percepção dos estudantes e docentes da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus (ESESJD) da Universidade de Évora (UÉ) em Portugal. Aplicaram-se questionários de auto-preenchimento a 146 discentes e 19 docentes. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal. Os resultados indicam que globalmente, os estudantes percebem a tutoria como um recurso positivo, reconhecem no tutor, um orientador válido no percurso de formação, que está disponível e é amigável. Os docentes identificam-se como figuras de recurso e procuram responder às necessidades dos estudantes. Como problemas principais dos estudantes, emergem a adaptação ao ritmo e gestão das tarefas académicas. Na perspectiva dos professores, a tutoria trouxe benefícios. Concluem ambos os grupos que o regime deve ser facultativo e apontam dois episódios semestrais como os necessários/suficientes.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) Roldán, Emma
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