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As Aprendizagens e as Práticas de Ensino e de Avaliação: Um Eixo Crucial para a...

Autor(es): Borralho, António cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/8221

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Práticas de ensino; Práticas de Avaliação;; Aprendizagem; Qualidade Ensino Superior


Descrição
A Declaração de Bolonha desencadeou vastas reformas nas instituições do ensino superior tanto a nível organizativo como estrutural, que deveriam ter implicações no processo de ensino, aprendizagem e avaliação, ao enfatizarem a tutoria universitária, pois envolvem a personalização desses processos e arrastam a opção por uma via de aprendizagem autónoma e cooperativa por parte dos estudantes. O papel do professor deveria ser o de orientador do processo de aprendizagem e facilitador da aquisição e desenvolvimento de competências básicas e profissionais nos estudantes, incrementando a sua autonomia, pensamento crítico e a reflexão sobre o seu próprio processo de aprendizagem (Zabalza, 2002). Este paradigma implica, necessariamente, que os docentes universitários se desloquem do pólo do ensino para o pólo da aprendizagem e que se preocupem não apenas com o ensinar mas, sobretudo, com o fazer aprender. É necessário, por conseguinte, adaptar a organização, a planificação e os métodos de ensino e de avaliação aos diferentes modos e estilos de aprendizagem dos estudantes e aos seus diversos interesses, motivações, capacidades e expectativas. Vários estudos (Patrícia Albergaria-Almeida, José Teixeira-Dias, Mariana Martinho, & Chinthaka Balasooriya, 2011; Aliki Thomas, Alenoush Saroyan, & W. Dale Dauphinee, 2011) indicam que a utilização de métodos de trabalho assentes na mediação, participação e colaboração produzem impactos positivos na aprendizagem com resultados evidentes no rendimento académico. O desenvolvimento destas competências nos estudantes implica novas competências profissionais que obrigam a repensar as políticas de formação dos docentes do ensino superior.
Tipo de Documento Palestra
Idioma Português
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